Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 13 de março de 2024

Café histórico da Longra – a propósito duma partilha informática…

 

O Café da Longra, como é de seu nome e também normalmente chamado, é um estabelecimento de cafetaria deveras popular, autêntica referência da localidade, agora (desde há uns anos já) também com máquina de registo de jogos oficiais. Formalmente também com o acrescento de “snack-bar” por no seu início ter tido serviço também de refeições diárias e depois ter continuado com serviço de lanches, até há algum tempo. Sendo na atualidade mais do chamado espaço de café e local de registo e venda de jogos da Santa Casa, como se costuma dizer sobre “Euromilhões”, “Totobola”, raspadinhas, etc. Ora na Longra, mais propriamente no centro da vila da Longra, nos dias que correm, além do “Café Longra”, há também a Pizaria, Pastelaria e Café Giramassa”, com serviço de confeção e venda de pizas, francesinhas, pregos em prato e pão, cachorros, etc. além de pasteis e doçaria diversa, mais venda de pão e derivados. Tal como na reta da Arrancada há a Padaria de Pão Quente Santiago”, junto à zona industrial da antiga Metalúrgica da Longra, por exemplo. Quanto a casas de porta aberta diária de cafetaria e extensivas serventias. Vindo desta feita a calhar uma referência ao mais antigo estabelecimento, por via de ter sido referido numa recente referência jornalística.

Com efeito, tendo recentemente havido distribuição pública gratuita de um jornal (o chamado “Felgueiras Magazine”), que teve seu segundo número em formato clássico de papel, ao cabo de alguns meses depois de seu lançamento, e havendo o mesmo sido colocado na Longra no referido “Café da Longra”, para procura grátis, do mesmo houve anúncio por esse facto, como ponto de colocação para busca de quem estivesse interessado. Havendo, a propósito, essa informação sido partilhada pelo autor deste blogue com um post publicado na página pessoal do facebook.

Atendendo a essa publicação ter recebido grande afluência, calha a preceito ser para aqui transposta a foto respetiva e o comentário pessoal de ilustração, como registo de memória, no sentido coletivo desta alusão.

= "Snack-Bar Longra Café Restaurante", conforne estava no "reclame" luminoso original.

- «Café histórico, cujo nome sempre foi este, com pequena diferença, pois inicialmente era "Café Snack-Bar Longra" (não tinha o da...). Como era oficialmente denominado. Tendo no reclame luminoso exterior as indicações de "Snack-Bar / Longra / Café / Restaurante". Abriu episodicamente em finais de 1969 e definitivamente no princípio de 1970. Fundado pelo sr. Manuel António Marinho da Silva, mais conhecido por "senhor Manel da Mobílias", e por sua esposa, a Isaurinha Pacheco. Agora de seu filho Zé (Aurélio José) e esposa, Lúcia.»

Armando Pinto

((( clicar sobre a imagem )))