Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

A "Casa da Capela" de Sernande - a propósito duma homenagem singular ao antigo proprietário sr. Armando Pacheco

Entre diversificados temas e deambulações por existências históricas da região felgueirense, desta feita calha ser vez de se dedicar aqui um remirar memorando sobre a Casa da Capela, mansão muito antiga existente em Sernande. A propósito de recente homenagem ali prestada a um seu antepassado.

Ora, num ato significativo e pleno de merecimento  contando também ser algo deveras raro e como tal digno de se assinalar de modo especial  louvavelmente ocorreu no passado fim de semana, de meio de agosto, um caso então notável: Tendo sido colocada uma placa assinalável na Casa da Capela, em Sernande, de homenagem evocativa ao antigo proprietário da mesma mansão, Armando Pacheco, mais conhecido por senhor Armando da Capela. Cuja lápide foi descerrada no sábado dia 13 de agosto, a assinalar a data de seu nascimento, nessa data em que perfazia 106 anos que ele, António Armando Bravo Monteiro Pacheco, nasceu em 1916.

Uma elogiável iniciativa da família, digna de registo. 

= António Armando Bravo Monteiro Pacheco, o popular senhor Armando da Capela - homenageado em agosto de 2022 com uma lápide na sua casa histórica.


Dentro disto, o caso leva a que se lembre, por um merecido memorando, algo da antiguidade dessa mesma casa. 

Com efeito, a casa da Capela, em tempos idos muito distantes, foi conhecida por Casa do Burgo, quando pertenceu aos ancestrais do ramo de Borges Barreto e Velhos, vindo desse cipoal de costado (de membros originários de várias freguesias de Lousada - conf. Chancelaria da Ordem de Cristo, livro 19). Tendo no século XVII passado a ter capela com vínculo da Santíssima Trindade, instituído por um ancestral, Salvador do Couto Pereira.

= “Declaração da obrigação das missas da Capella da Santíssima Trindade sita no lugar do Burgo desta frgª de São João de Cernande”…=

Depois (em resumo) na evolução dos tempos chegou ao ramo familiar de Bravos e Monteiro Pacheco. Chegando mais tarde a era de António Bravo Pacheco, fundador da primeira escola de Sernande, que ficou ligado ao ensino local por haver sido quem fez obras numa sua propriedade do Burgo para criação da velha escola primária de Sernande, no então caminho do Burgo. O qual tinha vários irmãos todos também proprietários e com ele eram seis irmãos todos formados, dois dos quais foram professores e uma lecionou mesmo em Sernande, a ainda muito lembrada professora Juca. Até que a propriedade da casa chegara entretanto ao tempo dos pais de Armando Pacheco, com toda a evolução seguinte a chegar aos dias de hoje.

Além disso, como ligação à mesma casa, o caso faz lembrar também pessoalmente, sobre o senhor Armando:  Eramos muito amigos, ele e eu, mesmo com grande diferença de idades, obviamente. Sendo ele da idade de meu pai, com quem tinha andado na "doutrina", nas aulas da catequese e feito as comunhões, na igreja de Rande  como dizia. Tanto que ele, o senhor Armando da Capela, quando ia ao médico à Longra, quer ao antigo Posto Clínico da Casa do Povo, como depois ao sucessor Centro de Saúde da Longra, era a mim que procurava, ou seja era comigo que logo ia ter à secretaria, no atendimento público... E foi através dele, com documentação que ele me mostrou e disse que guardava, que eu soube que inicialmente a Capela da sua casa, a Capela dedicada à Santíssima Trindade, foi a Capela de Sernande, das missas e cerimónias paroquiais, aquando da criação da freguesia e paróquia de S. João de Sernande, já durante a existência do concelho do Unhão (antes portanto da edificação da igreja que ficou depois a ser paroquial). Tendo na oportunidade duma dessas nossas conversas eu tirado alguns apontamentos, com cujas notas fiquei para futuro estudo. Ao que fui juntando algumas outras anotações mais, que se foram deparando com outras pesquisas, por quanto nas buscas estudiosas surgem por vezes e assim foram aparecendo diversificadas curiosidades, por extensão. Não tendo logo usado esse material no livro "Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras" por aí o capítulo das casas históricas se reportar às da freguesia de Rande, naturalmente, mas tendo tudo aquilo ficado guardado para um outro livro, esse sobre o concelho de Felgueiras, que foi ficando e está aguardando na gaveta há muito, por falta de patrocínio.

Na capela da casa, em apreço, ficaram e estão sepultados os antigos membros fidalgos da família da inicial Casa do Burgo e posteriormente chamada da Capela – como acontecia ao tempo, anteriormente à existência do cemitério paroquial (em sinal da respetiva importância familiar, sendo que a população em geral, e mesmo fidalgos de outras casas, eram e foram sepultados em adros de igrejas da região). 

Fica pois assim aqui esta referência, em homenagem também ao senhor Armando Pacheco da Capela. Para de uma próxima oportunidade se poder lembrar outras histórias de mais existências desta região.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))