Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 13 de julho de 2019

29 Anos de Felgueiras Cidade


Passaram  29 anos desde que Felgueiras, a antiga vila sede do concelho, foi oficialmente elevada a cidade. Efeméride a comemorar este sábado de 2019, na memória do que ocorreu ao fim de tarde de sexta-feira 13 de Julho de 1990, quando a proposta escrita pelo Dr. Miguel Mota e apresentada pelo Partido Socialista, com a aprovação dos restantes Partidos então com assento na Assembleia Municipal de Felgueiras, para a elevação Felgueiras, teve aprovação oficial em Lisboa.

Foi assim a 13 de Julho de 1990, pela tardinha desse dia quente que encerrava a semana decorrente, quando foi oficializada a respetiva proposta na Assembleia da República, na capital política do país. Proposta essa cuja redação original teve como autor o Dr. Miguel Mota, jovem a que, por esse motivo, ao tempo foi dado o seu nome à Biblioteca Municipal de Felgueiras. Algo entretanto alterado, na evolução dos tempos, pois foi retirado ainda há cerca de quatro anos, sensivelmente quando perfaziam 25 anos dessa ocorrência… que aqui referimos para enquadramento – quanto ao que há 29 anos foi impresso em letra de forma no jornal Notícias de Felgueiras, onde teve lugar um texto alusivo, que vem a talhe recordar.


Assinalando aqui o 29º aniversário dessa elevação de Felgueiras à categoria de cidade, rememoramos assim o que então foi escrito pelo autor destas linhas e publicado no semanal Notícias de Felgueiras, jornal entretanto já desaparecido, tendo durante décadas dado testemunhos históricos e por fim ficando também a  fazer parte da história de Felgueiras.


ARMANDO PINTO

((( Clicar sobre os recortes digitalizados, para ampliar )))