Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 1 de outubro de 2022

Rememoração: Quando o ciclista felgueirense Albino Mendes ganhou uma etapa do Grande Prémio do Outono de 1962 – em “Populares” !

Albino Mendes foi um dos históricos ciclistas naturais do concelho de Felgueiras que, até agora, correram em grandes provas oficiais do calendário do ciclismo português de competição, e nomeadamente participaram na Volta a Portugal em bicicleta. Como consta no livro “Ciclistas de Felgueiras”, da lavra do autor destas anotações e publicado em 2020, precisamente dedicado a ciclistas, corredores e também a um dirigente ciclista, dos que que chegaram à alta-roda do ciclismo clássico nacional.

Ora, Albino Mendes, que começara a correr oficialmente no Leixões, competindo inicialmente com a camisola do clube de Matosinhos, num período curto mas que deu para entrar e ficar em registos oficiais como vencedor da Volta a Valongo, acabou depois por se salientar mais no Académico, com cuja camisola desse clube portuense correu na Volta a Portugal. Sendo que então ficavam mais nos registos os vencedores finais de corridas oficiais, vem a talhe desta feita relembrar quando o mesmo Albino Mendes ganhou uma etapa dum Grande Prémio, na categoria de Populares, enquanto ainda representava o Leixões. Facto que não consta nos dados oficiais das entidades representativas, por não ter ganho depois o próprio Grande Prémio, ao final e no conjunto das duas etapas, a última das quais em pista, da mesma prova – no Grande Prémio do Outono de 1962, decorrido em outubro desse ano. Mas constando numa notícia, ao tempo publicada no jornal O Porto, sobre a mesma competição, organizada pela secção de ciclismo do FC Porto, contando com a participação de todas as equipas nortenhas com essa categoria de Populares (como se denominava ao tempo o escalão inicial da carreira dos ciclistas). Através da qual se pode verificar e recordar o facto, contando que a crónica é do órgão jornalístico do clube azul e branco e como tal refere o clube organizador de modo particular e os restantes mais especificamente. Notando-se também, pela narrativa, que Albino Mendes não conseguiu melhor tempo na contagem total para a classificação geral, por sua equipa ser mais fraca e como tal não ter conseguido ter conjunto forte na disputa da última etapa, corrida na pista em contra-relógio por equipas. Sendo contudo figura da prova, como se nota pelo destaque que mereceu na reportagem jornalística.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))