Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 2 de julho de 2019

16º Aniversário da Vila da Longra


Fez ontém, segunda feira dia primeiro de julho, já 16 anos que a 1 de Julho de 2003 a antiga povoação da Longra foi oficialmente elevada a vila, através de aprovação na Assembleia da República e perante a presença de algumas dezenas de longrinos que foram então a Lisboa.

Enquanto até há poucos anos este dia era bem assinalado publicamente, por iniciativa das entidades representativas, no próprio dia, já agora, como aconteceu desta feita, a efeméride passa já esquecida, a nível oficial. Embora ainda haja quem ao chegar as 18 horas, sensivelmente, se lembre sempre do que então se viveu... e como antigamente a essa hora havia pelo menos alguns foguetes a lembrar o facto (normalmente através de bombas pirotécnicas, em número dos anos feitos, entretanto).

De todas as vivências decorrentes desse dia algo ficou entretanto registado por escrito e muito está gravado no sentimento de muitas pessoas, como tem sido anotado aqui em anos diversos e está narrado no livro escrito e publicado na ocasião. Bastando, desta feita, rememorar por um vislumbre de lembranças alusivas o que deste facto sempre perdurará na memória coletiva.

Agora, enquanto o dia próprio passou assim, sem nada que se visse, já o fim de semana terá um programa, entretanto delineado, segundo os cartazes afixados nalguns locais.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))