Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Aprovada na Assembleia de Freguesia a desagregação da União de Freguesias de Pedreira, Rande e Sernande. Processo segue agora para a Assembleia Municipal. Para voltar a haver ordem histórica e natural !

A Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Pedreira, Rande e Sernande, aprovou, na noite de sexta-feira, dia 18 de novembro de 2022, a desagregação da União de Freguesias. De modo a tudo voltar ao que era antes, quão foi criado no tempo de nossos antepassados e temos como identidade própria. 

A aprovação foi por unanimidade.

Segundo nota divulgada na página informática e blogue informativo “Felgueiras Diário”: «“A vontade dos eleitos prevaleceu na votação da proposta apresentada pelo presidente da Assembleia”, disse a presidente da União de Freguesias. “Tínhamos o compromisso eleitoral e honramo-lo. Agora, aguardamos o desfecho do processo”, acrescentou Lúcia Ribeiro, presidente da UF Pedreira, Rande e Sernande. Agora, o processo segue para a Assembleia Municipal de Felgueiras, para depois seguir os trâmites normais. A Coligação Sim Acredita tem maioria na AF, onde tem cinco eleitos, contra quatro do PSD.»

Ora, nessa sessão histórica da Assembleia da União de Freguesias atual, desta região envolvente da Vila da Longra, foram apresentados relatórios de viabilidade económica, a história de cada freguesia e o que cada uma tem para servir a freguesia no âmbito social, desportivo e cultural. A partir daí os respetivos membros manifestaram sua posição, em consonância com a vontade popular maioritariamente sentida e conhecida, sabendo como o povo destas freguesias se desinteressou da vida comunitária a partir dessa malfadada união, contra natura, criada em 2013 com o “laissez faire, laissez passer |lèssê férre lèssê pàssé| (deixai fazer e deixai passar) acontecido ao tempo pelos representantes das mesmas freguesias, mais da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Felgueiras desses tempos consubstanciados nos processos decorridos e aprovados entre 2012 e 2013.

Agora fica dependente do que for decidido em Assembleia Municipal e natural parecer do executivo da Câmara Municipal. Esperando-se que seja decidido dentro do prazo e não deixem passar… o prazo, os autarcas atuais, desta vez. Porque está visto que é vontade popular a reposição da ordem antiga, para que a organização territorial da área volte a ser como deve ser.

ARMANDO PINTO