Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Visita a Felgueiras do Presidente Ramalho Eanes no dia do S. Pedro de 1982


 Chegada do Presidente da República General Eanes – Receção oficial, em frente aos Paços do Concelho, ladeado pelo Dr. Machado de Matos, então Presidente da CMF.

A 29 de junho de 1982, no Dia do Feriado Concelhio, Felgueiras viveu uma jornada memorável com a visita do então Presidente da República, General Ramalho Eanes, o primeiro Prisidente eleito da República Portuguesa; e como tal foi na época chamado "Presidente de Todos os Portugueses".

= Recorte da 1ª página do “Boletim Municipal”, nº 2, de Agosto de 1982, com reportagem referente ao acontecimento (embora com imprecisão de erradamente considerar essa a primeira visita…)

Com efeito, em 1982 Felgueiras voltou a conhecer a honra de receber o mais alto dignitário da hierarquia portuguesa. Aconteceu em pleno dia da Festa do Concelho e Feriado Municipal, a 29 de Junho desse ano. Entretanto já Portugal passara para o regime democrático havia uns bons anos, quando na referida data o General Ramalho Eanes, Presidente de todos os Portugueses nessa época, recebeu autêntico banho de multidão no concelho. Foi recebido com honras na fronteira concelhia, ao alto do Unhão, para na passagem pela Longra a respectiva comitiva ter feito breve paragem, correspondendo a entusiasta manifestação popular; até que na chegada à sede concelhia de Felgueiras se fez sentir euforia da população, entre números protocolares de guarda d’honra e sessão solene. Eanes, sempre muito aclamado, passou o resto do tempo, nesse dia, em cumprimento de um programa oficial que, além de visita à casa do Pão de Ló de Margaride e ao Quartel dos Bombeiros de Felgueiras, se estendeu depois também à Lixa e aos seus Bombeiros.

= 1ª Página do Jornal de Notícias do dia seginte à visita oficial do Presidente Eanes a Felgueiras

Foto histórica do dia foi a da captação fotográfica à cerimónia protocolar da guarda de honra dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras ao Chefe do Estado Português, em frente aos Paços do Concelho.



ARMANDO PINTO - 29 DE JUNHO DE 2022

((( Clicar sobre as imagens )))

ENTRE COLEÇÕES DE TEMAS FELGUEIRENSES: Cromos e calendários de bolso de equipas e futebolistas do histórico Futebol Clube Felgueiras

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))