Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Aconteceu… (na aproximação à publicação do livro “Memorial Histórico…”) há 25 anos”

Por este tempo de Outono, há 25 anos, estava em 1997 a entrar no prelo para publicação o livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”. Que então teve depois apresentação pública no mês seguinte. Livro também cujo título causou certa surpresa, além de tudo o mais, também em pessoas que não sabiam o que queria e quer dizer Alfoz, e Alfozes no plural desse termo identificativo de antigas circunscrições administrativas. Mas que depressa esgotou, apesar de ter tido tiragem maior que o habitual entre livros lançados na região, tendo tido patrocínio do jornal Semanário de Felgueiras.

Muita coisa se passou, entretanto, e tanto se alterou no ambiente local e regional. Até por isso sendo relevante o que ficou expresso e historiado desde os tempos remotos até à era de 1997.

Ora, neste tempo que faz recordar tal aproximação ao respetivo lançamento, e na proximidade da conta dos 25 anos entretanto já a ser passados, relembra-se quanto levou a fazê-lo, naquele tempo, pelo que ficou de rascunhos, provas, mais arquivo de fotos e gravuras, conforme as pastas e calhamaços de originais datilografados e editados.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))