Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 11 de março de 2022

Retalhos memorandos de outros tempos: Um antigo pároco de Airães-Felgueiras (P.e Crispim Gomes Leite) que chegou a Presidente da Câmara de Gondomar

Entre curiosidades de memórias paroquiais (além das famosas de 1758, do inquérito eclesiástico seguinte ao terramoto de 1755), e mesmo outras que constam de livros de Visitas e mais testemunhos de tempos idos, ainda existentes em arquivos das paróquias ou concelhios, também já do século XX há algumas curiosas, dignas de serem avivadas. Como, por exemplo, quando se pode saber de sacerdotes que passaram cá pelo território concelhio de Felgueiras e depois desempenharam cargos de alguma relevância noutros locais, de permeio com suas funções noutras terras para onde foram em função de seu ministério eclesial, acumulando missão de cidadania também. Tal o caso de um antigo pároco de Airães: o Padre Crispim Gomes Leite.

Natural de Mosteirô (Feira), onde nasceu em 20 de março de 1889, Crispim Gomes Leite foi ordenado presbítero em 1911. Tendo depois em seus primeiros exercícios de paroquialidade, nos inícios do século XX, passado por Fornos (Feira), Bonfim (Porto), Airães (Felgueiras) e Espinho, até ter chegado a S. Cosme-Gondomar. Seguindo-se regresso à Feira e novas experiências pastorais, nas Antas (Porto), Ovar, Sé e Recolhimento de Nossa Senhora das Dores e de S. José do Postigo do Sol, no Porto. Até que, por fim, 17 anos depois retornou a Gondomar, em 1955. Com a curiosidade de nos dois períodos em que esteve fixado no concelho do Monte Crasto foi por três vezes Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, em mandatos de 1931-1932, 1934-1937 e 1959-1965. Tornando-se figura popular, bem como ativo político desse tempo, tendo falecido, aos 76 anos, a 27 de outubro de 1965, enquanto exercia funções de presidente.

Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem )))