Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Fotos de puxar atrás filmes da vida… com recordações de Gente de Rande e Sernande!


A Internet pode ter coisas boas e outras nem tanto, dependendo do uso que se dá a isso. Com maior enfoque nas redes sociais e dentro disso tudo sobremaneira ao facebook, que é uma porta de entrada e saída de certas situações. Contudo, pesando os prós e contras, tem mais, mas muito mais benefícios. Como no caso de ser um género de ponto de encontro de tempos e modos, da atualidade ao passado, do presente ao futuro.

Assim, calhou um destes dias aparecer diante dos olhos, através da publicação numa página do facebook de pessoa amiga, uma foto que nunca chegara a ver, remontando a tempos da infância do autor destas linhas… Foto que aqui se reproduz, encimando o artigo (e a seguir mais abaixo se amplia, para melhor visibilidade).

Essa fotografia antiga reporta a uma excursão feita pelo pároco Padre João Ferreira da Silva, em itinerário de ida ao ao Porto, para os paroquianos de Rande e Sernande assistirem de manhã na Sé do Porto à ordenação sacerdotal do Padre Marílio, da Longra. Em 1964. Sendo, no caso da mesma imagem, uma foto que penso ter sido “tirada” na praia do Castelo do Queijo junto à Foz, no Porto. Lembro-me de se tirarem várias fotos lá, da parte da tarde desse domingo quente de Agosto... e eu, ainda criança também fui e fiquei em algumas fotos (tenho pena de não saber quem as tem).


Nesta foto (em que alguns aparecem descalços e de calças arregaçadas por terem ido molhar os pés...), não consigo reconhecer quem está do lado esquerdo em cima, mas depois conheço, também em cima (a partir da esquerda da imagem) em segundo o sr. Elísio da Fonte, depois (conforme me informaram pelo facebook) Laura do Enchido, a seguir o Padre João, de seguida o sr. Ferreira das padeiras da Longra e sua esposa Quininha padeira, o meu irmão Luís, a Dete (Odete) neta do sr. Paulino, depois meu irmão Quim, a seguir (segundo me informaram também pelo facebook) Gloria de São João (que agora e desde há muito reside no alto de Cimalhas da Longra), a seguir a Camilinha Rodrigues, depois seu filho Alexandre Sampaio, e por fim o sr. Manuel Sampaio (ou seja, com o sr. Alexandre no meio dos seus pais); em baixo, desde a esquerda, Docília dos Picos, Vitalina Sampaio, Fátima Sampaio Viana, Adélio Machado, Afonso Carvalho, João do Outeiro e César Ferreira. Eu andava por ali, mas não apareço nesta foto... 

Esta fotografia é mesmo dessa ocasião, como se comprova por outra foto desse dia e essa guardada pessoalmente no álbum particular, juntando algumas destas pessoas referenciadas e mais outras, sobretudo incluindo alguns elementos (sem trajes) do Rancho Folclórico adulto da Longra e da Liga de Rande, nesse "Passeio" em 1964, de Excursão Paroquial da organização do saudoso Padre João Ferreira da Silva.


Nesta foto podem ver-se (sem ser por ordem) César Ferreira e sua irmã Luísa, Rosa Pinto, duas irmãs Mendes, o sr. Alexandre Sampaio, o Adélio Machado, o João do Outeiro, Artur Barros (pelo menos parece), o Afonso Carvalho, os Joaquim, Luís e Armando Pinto, o sr. Elísio da Fonte, e outros… 

Deixa-se esta assim à curiosidade de quem conseguir reconhecer, devidamente, na ordem posicional. (Reparando-se também que os óculos de sol então andaram a rodar, pois numa ocasião aparece um e noutra já outro, assim de olhos protegidos, entre dois amigos nesse tempo integrantes da Liga Eucarística dos Homens de Rande.)

Assim sendo, o tema demonstra como os contactos via Internet podem ter boas razões de ser, por quanto proporcionam reencontros e recordações, além de conhecimentos sobre algumas existências de algo eventualmente já quase esquecido na memória dos tempos.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))