Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 12 de outubro de 2019

Original da foto de 1945 do Sport Club da Longra


A talhe da referência à publicação, numa revista desportiva de Lisboa, da foto do antigo grupo de basquetebol Sport Club da Longra, conforme no artigo anterior aqui foi anotado, neste blogue, sobre essa nota histórica remontando a 1945, regista-se desta vez imagem da foto original da pose correspondente dessa mesma equipa que teve honras na revista Stadium.

Ora, como a fotografia original dessa mesma imagem foi oferecida há anos ao autor deste blogue, aquando do trabalho de recolha atinente à elaboração do livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, através da colaboração prestada pelo promotor principal dos movimentos desportivo-sociais acontecidos na Longra por aqueles tempos de quarenta e cinquenta (o entretanto já falecido sr. Adriano Sampaio Castro), é possível ver a fotografia por inteiro, conforme aliás também se colocou no livro publicado em 1997 (bem como está para vir também num livro próximo...) e aqui e agora se volta a dar à estampa em tamanho maior.


Pela imagem pode ver-se como era a vedação do recinto, onde jogava o Sport Club da Longra, com paredes em tabuado, ou seja de tábuas de madeira a fazer cerca de tapamento, e a delimitação do terreno de jogo marcado com linha feita a pó de cal, junto aos assentos para o público, havendo delimitação por uma corda de vedação. Dando a imagem ainda o pormenor de ter assistência assinalável, podendo ver-se ao fundo um grupo de meninas desse tempo. Num friso feminino de jovens de boas famílias, como se reconhecem, sabendo-se a identificação delas, embora pessoalmente, no caso do autor destas linhas, as tivessemos conhecido muitos anos depois (agora já falecidas quase todas, e não todas por felizmente haver ainda uma viva, atualmente com 101 anos, em 2019).

O tempo passa… mas ao menos consegue-se recordar factos e fisionomias quando há testemunhos, assim.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))