Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Evocação do grande industrial metalúrgico sr. Américo Martins - artigo que estava para publicação no Semanário de Felgueiras...

Na proximidade da data da efeméride respetiva do seu falecimento, atendendo à ocasião da publicação da edição do jornal SF, foi em devido tempo enviado e estava para publicação no Semanário de Felgueiras Jornal um artigo evocativo da vida memoranda de Américo Teixeira Martins, o histórico industrial fundador da MIT-Metalúrgica da Longra. Em género de crónica, embora resumida, algo complementar a outros artigos anteriores já publicados pelo autor, também. Além de sua biografia e referências em diversas página do livro "Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras, publicado em 1997, mais em passagens no livro "Sorrisos de Pensamento", publicado em 2001, e ainda no livro "Elevação da Longra a Vila", publicado em 2003. 

= Américo Martins, Fundador da MIT e Sócio-gerente da Metalúrgica da Longra

Como afinal o artigo não chegou a ser publicado, e porque havia pessoas que sabiam e esperavam o mesmo, aqui fica o texto conforme foi enviado para o Semanário de Felgueiras:

Américo Teixeira Martins (1893-1967)

Passando por estes dias o aniversário da morte do histórico industrial felgueirense Américo Teixeira Martins, falecido a 31 de janeiro de 1967, vem a talhe uma evocação escrita desse grande senhor da afamada fábrica MIT-Metalúrgica da Longra. Em mais uma oportunidade de lembrar tão importante personagem criador de muitos empregos, nos inícios da industrialização na região.

Américo Teixeira Martins, nascido em Airães, onde viviam seus pais, e residente na Longra a maior parte de sua vida, ficou por fim sepultado na Pedreira, freguesia de sua mãe. De permeio com grande atividade industrial, mas também cívica, tendo desempenhado lugares de Regedor na Longra e membro da Junta de Freguesia de Rande, além de ter pertencido ao grupo de Forças Vivas de cujo labor resultou a Associação Pró-Longra, antecessora da Casa do Povo da Longra. Enquanto na mesma então povoação da Longra deu largas a seu espírito empreendedor, com a fundação de sucessivas empresas, até à versão maior da Metalúrgica da Longra.

Teve uma vida saliente, nos seus 74 anos de existência, num percurso alongado na atenção memorial, cujo currículo aqui, desta feita, se tem de resumir para não abusar do espaço: Nasceu no Fojo de Santo Amaro, em Airães, a 7 de Abril de 1893. Filho de António Teixeira Martins e Rosa Dias da Costa. Frequentou a antiga escola primária em Airães e na Pedreira, até que passou a trabalhar numa pequena oficina de serralharia de seu pai, e aí depressa ficou a ser o responsável, ainda muito jovem, com a colaboração dos irmãos mais novos. Chegada a idade militar, como era normal, assentou praça em 1914, incorporado no Regimento de Infantaria de Guimarães. Por alterações desse tempo teve diversas fases, desde a patente de 1.º cabo, até 2.º Sargento. E depois rumou para a guerra das trincheiras, no Corpo Expedicionário Português na I Grande Guerra Mundial, sendo distinguido com um louvor «por zelo e dedicação». Em Dezembro de 1917, sob fogo de combate, vítima de bombardeamento, foi ferido nos ouvidos. Seguindo-se em Abril de 1918, na sequência da batalha de La Lys, ser dado livre do serviço militar, regressando a Portugal. Alguns anos depois na Reserva, em 1925, foi ainda promovido «por distinção» à patente de Alferes. Enquanto na ficha militar ficaram a constar as suas medalhas de cobre comemorativas das Expedições “Sul de Angola-1914/15”, de “França 1917/18” e “Medalha da Victória-1920”.

Entretanto, quando regressou à Pátria em 1918, chegado à terra natal voltou à oficina do seu pai. Contudo, depressa resolveu estabelecer-se por conta própria. E em Outubro de 1920 criava na Longra, juntamente com seu irmão mais novo, a sociedade Martins & Irmão. Estabelecendo-se com arrendamento dum barracão, no Largo da Longra, onde José Xavier, do Outeiro (de Rande) teve uma inicial oficina de 1910 a 1918. Com a morte do irmão em 1921, já sozinho à frente do negócio, continuou no ramo do fabrico de camas, fogões e lavatórios metálicos. E por esse tempo, em 1922 casou e constituiu família, com D. Maria Emília Ribeiro de Faria, com quem teve seus 3 filhos. Continuando a crescer a empresa fabril. Prosseguindo, em 1924 ampliou as instalações da empresa, alugando, inclusive, os restantes espaços do barracão. Nos finais dos anos vinte dedica-se ao fabrico de mobiliário hospitalar, produzindo a primeira mesa de operações em Portugal. Em 1935, constitui uma sociedade com membros da família Teixeira da Quinta, a firma Martins & Irmãos Teixeiras, Lda, daí o nome: MIT. Em 1947, criava em grande, juntamente com os Laboratórios Sanitas, a Metalúrgica da Longra, que, além de prosseguir o fabrico de mobiliário médico-cirúrgico, alarga a atividade a equipamentos para escritório. Depois, com a colaboração de Daciano Costa, no início dos anos 60, alastrou seu design industrial. Por fim, já com a empresa entregue a seus descendentes e sócios, Américo Teixeira Martins viria a falecer a 31 de Janeiro de 1967. Em 1990 foi atribuído seu nome a uma das ruas da cidade-sede do concelho. E em 2009 passou também a denominar uma das ruas da Vila da Longra. Como ilustre felgueirense vivo na memória coletiva.

ARMANDO PINTO

((( Clicar sobre as imagens )))