Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Efeméride do nascimento do guarda-redes do “Felgueiras” na 1.ª Divisão Nacional de futebol – José Carlos Araújo

 

Nascido a 7 de fevereiro de 1962, do outro lado do Atlântico, no Brasil, José Carlos Araújo veio a ser em 1995 o guarda-redes titular da equipa do Futebol Clube de Felgueiras na época futebolística de 1995/1996, em que o clube duriense da terra do pão-de-ló esteve na 1ª Divisão Nacional de futebol.

Falecido entretanto em 2009, esse guardião brasileiro ficou assim na memória histórica de Felgueiras, como defensor da baliza do clube mais representativo de Felgueiras. Para onde veio após ter rumado a Portugal e cá no país à beira mar plantado ter jogado no Farense e no Vitória de Guimarães. Tendo no FC Felgueiras alinhado em 26 Jogos, nessa época.

José Carlos havia começado sua carreira futebolística no Brasil, em clubes pequenos. Depois assinou pelo Flamengo e, durante mais de 200 partidas, brilhou na defesa das redes do clube carioca. No qual, em 1987, se sagrou campeão brasileiro pela equipa do Rio de Janeiro. Depois, em 1992, e apesar de muito aplaudido pelos adeptos do emblema carioca, sendo considerado um dos seus grandes heróis, José Carlos transferiu-se para o Cruzeiro de Belo Horizonte. Aí, pelo clube de Minas Gerais jogou apenas uns meses. Havendo seguidamente viajado para Portugal. Em 1992/93 chegou ao Algarve, contratado pelo Farense. Tendo ainda seguidamente, em Portugal, jogado depois no Vitória de Guimarães e no FC Felgueiras. Regressando depois ao Brasil, finda essa época em Felgueiras. O momento mais alto da sua carreira terá sido em 1990 na Seleção do Brasil, quando, para o Mundial de Itália, foi escolhido como o 3º guarda-redes do "Escrete Canarinho". José Carlos faleceu em Julho de 2009.

Ora, faz agora (em 2022), a 7 de fevereiro, 60 anos que nasceu esse “Zé Carlos”, como era conhecido no mundo da bola, de seu nome completo José Carlos da Costa Araújo. A quem aqui se faz esta homenagem evocativa.

Para uma mais completa rememoração biográfica, em atenção à sua carreira de guarda-redes de futebol, transcreve-se o que consta da página da Internet “Futebol é o que não falta”:

«José Carlos da Costa Araújo, também conhecido como Zé Carlos, foi um jogador de futebol nascido em 7 de fevereiro de 1962, no Rio de Janeiro (RJ). Na carreira profissional, atuou na posição de "goleiro".

O começo da carreira de Zé Carlos teve passagens iniciais por Americano-RJ e Rio Branco-ES. O destaque profissional veio a aparecer durante o período a jogar pelo Flamengo, onde jogou de 1984 a 1991 e ganhou diversos títulos.

Depois da primeira passagem pelo rubro-negro carioca (voltou a jogar no Fla entre 1996 e 1997), teve rápido período no Cruzeiro e acumulou estadia em clubes de Portugal, como Vitória de Guimarães, Farense e Felgueiras, fora outras equipes brasileiras.

Além da carreira em clubes, que teve encerramento no ano de 2000, o “goleiro” também passou pela Seleção Brasileira, desde fazer parte da equipe campeã da Copa América 1989 até integrar o selecionado brasileiro na Copa do Mundo 1990.

Zé Carlos faleceu em 24 de julho de 2009, em decorrência de problemas de saúde causados por um câncer no abdomen.»

Descanse em paz. Enquanto continua a ser referência da memória coletiva felgueirense, como guarda-redes principal da equipa d' "o Felgueiras" na 1ª Divisão Nacional.

Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem )))