Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Uma foto com História… do tempo do comboio que passou na Longra!

 

Presentemente há notícias de estar em andamento o estudo para a possível nova Linha do Vale do Sousa, de Valongo a Felgueiras. Da qual, a Infraestruturas de Portugal já adjudicou os estudos de viabilidade técnica e ambiental da nova linha ferroviária do Vale do Sousa, de acordo com uma nota recente da agência Lusa, entretanto também divulgada em alguns sítios informativos.  

Isso a passar já de um século que houve uma antiga experiência ferroviária na região, então desde Penafiel, com o comboio que passou na Longra, onde havia uma estação, precisamente no local que desde então passou a ser conhecido por Lugar da Estação, junto à ponte. Na zona agora assinalada com uma pequena coluna metálica, colocada em 2014, aquando do centenário da chegada do comboio à Longra pela primeira vez, em 1914, na inauguração dessa parte da antiga linha férrea que passava na Longra e Felgueiras, até à Lixa e Entre-os-Rios.

Pois desses tempos idos, além de conhecidas algumas fotografias constantes do álbum fotográfico intitulado ”Companhia Auxiliar de Construcções Ferro-Viárias - 1914”, que estão incluídas também em livros, igualmente há uma outra, esta de que agora se dá conhecimento, trazendo-a aqui à estampa.

Trata-se duma foto da “Fotografia Borges”, de Penafiel. Da qual consta a seguinte indicação:

«Companhia do Caminho de Ferro de Penafiel á Lixa 1916 - Comboio partindo de Longra para Penafiel - Negativo em vidro 9x13cm de arquivo da Fotografia Borges.»


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))