Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 8 de março de 2024

Na data do Dia da Mulher: Homenagem às mulheres de sempre da região da Longra - Felgueiras!

 

Na pertinência da data do Dia da Mulher, a 8 de Março, dia assim dedicado às mulheres na linha com que foi e está instituído como Dia Internacional da Mulher, aqui se homenageia deste simples modo pessoal as mulheres de sempre da região da Longra (porque este blogue é da Longra, mas abrangendo a vasta região felgueirense) e englobando Rande e Sernande, no caso, como paróquias anexas desde há muitos anos. Vindo ao caso lembrar o facto através de uma imagem de um grupo de jovens mulheres de outrora, com um antigo pároco de Rande e Sernande. Homenagem esta, afinal, que se presta a fazer preito às mulheres da região, inserida na área urbana da Longra, com a recordação da imagem ancestral que se estende de então a antepassadas visavós, avós e mães de muitas gerações atuais da sociedade local, na continuidade dos tempos.  

Assim sendo, como noutros anos aqui se tomou como exemplo diversos casos relacionados com factos históricos de relevo, a enaltecer o papel das mulheres na comunidade local, desta feita relembra-se uma das funções de evidência nesses tempos de nossas avoengas, tomando o todo pela parte, desde antepassadas eras. Servindo de mote o antigo Grupo de Jovens que existiu em Rande, incluindo jovens também de Sernande, no tempo do Padre Alberto Brito. O pároco que posou na fotografia que se dá à estampa: com o Grupo de Jovens raparigas da “Juventude Católica de Rande”, fundado por si. Tendo ele criado a Juventude de grupos de rapazes e raparigas, a JOC (Juventude Operária Católica) e a JAC (Juventude Agrária Católica), depois fundidas na “Juventude”, então já só com moças, raparigas em fase de crescimento adulto, com saliência como Grupo Coral da Paróquia de S. Tiago de Rande.

Padre Alberto, este, que esteve na paróquia de Rande e anexa de Sernande em grande parte da década dos anos trintas, do século XX, mais precisamente de 1932 até 1940. Tendo naturalmente habitado a casa da Residência Paroquial de Rande durante sua paroquialidade deveras frutuosa. Mais tarde, depois que foi substituído por outro pároco, o Padre Gomes, ainda o Grupo da Juventude, referido, continuou algum tempo. E com o passar do tempo outros grupos existiram, como faz parte da história, conforme está historiado no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, publicado em 1997. No qual está publicada esta fotografia, incluindo a indicação dos nomes corespondentes. Acrescendo agora esta imagem servir a preceito para homenagear as nossas mulheres de sempre.

= Foto do livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras” =

Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem)