Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Livro “Uma História da Educação em Lousada”, de interesse extensivo à área Felgueirense e Valsousense


Dia 6 de dezembro, pelas 21 H 30, é apresentado o livro “Uma História da Educação em Lousada”, de Luís Ângelo Fernandes. 

Essa obra, entre os diversificados itens e capítulos contempla também uma visão memoranda sobre o histórico Colégio e Externato Eça de Queirós, que, em virtude de sua aura na área dos estabelecimentos de ensino dos anos cinquentas e sessentas, até princípios da década dos setentas, sobretudo, em diversas de suas épocas áureas teve alunos de vasta área, além de Lousada, também dos concelhos vizinhos de Felgueiras, Paredes e Paços de Ferreira. Havendo então também por lá andado de livros debaixo do braço o autor destas linhas, bem como outros amigos e conhecidos da região. Motivo que nos orgulha, além de ter pertencido ao escol dos alunos do Eça lousadense, igualmente por poder constar em fotos nesse livro.

Assim sendo, como de Felgueiras houve dali diversos alunos que ganharam tarimba cultural através de algumas bases originárias da vivência do Eça, a obra em apreço terá interesse extensivo também à zona geográfica felgueirense. Acrescendo que, entre a narrativa histórica correspondente, outros assuntos podem tocar à sensibilidade felgariana, como no caso da professora e poetisa Bernardete de Jesus Castro (que entre conhecidos era também referenciada como tendo apelido final de Faria), com pseudónimo famoso de Maria Camélia com que assinava tocantes poemas publicados na imprensa, inclusive no Notícias e O Jornal de Felgueiras, por exemplo. Obra entretanto reunida em livros publicados, hoje autênticas raridades. Essa antiga professora, natural de Braga, que lecionou numa das freguesias lousadenses, tal como noutros concelhos, viveu fixamente em Felgueiras, onde teve famoso romance amoroso digno por si de um tratado épico… e acabou por falecer e ficar sepultada em chão de terreno sousão.

Com prefácio da escritora e antiga ministra Isabel Alçada, a obra reúne o percurso educativo do concelho lousadense desde o século XVIII à atualidade, permitindo conviver com protagonistas, territórios, acontecimentos e programas numa linha cronológica que acompanha a progressão da oferta educativa em cada ciclo de escolaridade, a nível concelhio e em cada uma das freguesias de Lousada, assinalando, assim, o Ano da Educação, instituído pela Câmara Municipal.

A cerimónia vai decorrer, pelas 21h30, no auditório da Escola Secundária de Lousada, com apresentação do escritor António Mota.

Armando Pinto