Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Homenagem póstuma e de reconhecimento público a Ernesto Oliveira

 

Faleceu Ernesto Gonçalves de Oliveira, cidadão e munícipe felgueirense que viveu em Rande muitos anos, tendo residido na Longra desde que casou, até ter voltado à sua terra natal, freguesia de Jugueiros. Havendo, em boa parte do período em que foi habitante de Rande, servido esta terra afetiva como elemento da autarquia local, depois de ter concorrido às eleições autárquicas nas listas de seu partido político, assim como integrou um dos órgãos diretivos da Associação Casa do Povo da Longra durante um mandato.

Assim sendo, na linha do que aqui se tem procurado exaltar sobre quem fez algo pela nossa terra, propicia a ocorrência uma justa homenagem ao amigo Ernesto, pessoa que fez parte do ambiente da Longra, muito afável, além de deveras culto. Quão sociável, a ponto de ter interpretado sua disposição de serviço social, em cujo âmbito de cidadania se disponibilizou a ter papel ativo, dentro do que foi possível.

Dessas funções, ilustra-se a lembrança com algumas recordações dos manifestos eleitorais em que Ernesto integrou as listas da CDU (das vezes em que chegaram prospetos respetivos às mãos do autor destas lembranças). .


Em 1989, 1993 e 2005.

Bem como, ainda, no acréscimo de sua atividade pública, também uma imagem duma declaração de quando ele foi Secretário da Casa do Povo da Longra (num documento pessoal, passado ao autor destas linhas, para uma das vezes em que foi preciso apresentação de currículo de carreira, por exemplo). 

No caso em 2000, na viragem do século, ainda a Longra era considerada Povoação, três anos antes da localidade ter sido elevada a Vila; e estava-se a meia dúzia de anos da conclusão do serviço local correspondente).

Que o amigo Ernesto descanse em paz, no repouso dos justos. 

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))