Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 12 de março de 2020

Livro “Ciclistas de Felgueiras” entre livros de ciclismo, incluindo Felgueiras em terras com livros de ciclismo e FC Porto, Académico e Paredes com algo também... relacionado!


Está o livro intitulado "Ciclistas de Felgueiras" já nas mãos dos muitos entusiastas que estiveram na sessão de apresentação, que muito cativou emoções e apreciações, bem como já pode ser adquirido esse livrinho por outros interessados através dos canais derivados da respetiva editora. Estando mais ainda já cotado entre os livros e álbuns históricos sobre ciclismo.


Disso resulta, com elevada predominância, o facto do mesmo livro ficar a constar na lista e escaparate da literatura historiadora de temas de ciclismo. Com extensiva atenção ao caso de Felgueiras de ora em diante estar entre as terras com história escrita direcionada a esse desporto das bicicletas. Não sendo muitos os concelhos detentores de tal marca registada nessa perpetuação. Havendo entretanto alguns números assim na coleção de livros sobre essa temática, dos quais aqui o autor destas linhas tem alguns também, mas poucos para o que gostaria de possuir (motivo porque se deita olhos a outros dos que não constam na coleção pessoal).


Olhando aos títulos conhecidos, pode Felgueiras juntar-se a Almada e Alpiarça (tal como ilustramos o tema através de imagens de exemplares da coleção do amigo José Machado, de Penafiel), e ainda a Santa Maria da Feira (de cujo acervo desses tem aqui o autor também o livro dedicado a todos os Dragões, incluindo os ciclistas feirenses que correram pelo FC Porto, bem como a revista que contém os ciclistas da Feira vencedores da Volta a Portugal).


Além disso, a existência do mesmo livro sobre os Ciclistas de Felgueiras (como foi sintetizado o título, embora abarcando mais que isso), passa a figurar por entre os diversos dedicados à historiografia de temas afins. Como se pode fazer ver através de imagens de outros livros da coleção pessoal, sobre o mesmo desporto dos heróis das bicicletas.


Posto isto, vincadas assim essas ditas inclusões, resta acrescentar a evidência do FC Porto ter ficado algo reforçado nessa compilação, embora sem ainda ter escrita uma História do Ciclismo do FC Porto, no que o ciclismo azul e branco está menos cotado no número de publicações de livros dessa temática, comparativamente aos outros grandes do desporto nacional, apesar de ser o clube com melhor palmarés nacional e maior vencedor da Volta a Portugal. Como ainda, no meio do facto agora acrescido com o recente livro, também o Académico do Porto e o Paredes passam a aparecer literariamente na coleção memorizante do desporto clássico dos pedais.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))