Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Rasto ao equipamento do Futebol Clube de Felgueiras - Artigo no Semanário de Felgueiras Jornal sobre a histórica 1.ª camisola d' "o Felgueiras"


Certificando a memória dos equipamentos usados pelo FC Felgueiras nos anos de entrada em provas oficiais, contempla desta feita essa visão a crónica da colaboração pessoal do autor ao jornal Semanário de Felgueiras. Puxando vislumbre coevo e outro tanto contemporâneo, de alusão a essa memorização.  

Assim...

Em mais um vislumbre de memorizações históricas, no âmbito da memória coletiva felgueirense, calha desta vez trazer acima do reconhecimento comum algo que a propósito do início da nova época futebolística vem a talhe. Relembrando a camisola usada pelas equipas do Futebol Clube de Felgueiras aquando dos primeiros jogos oficiais. Agora que o atual Futebol Clube Felgueiras 1932 passa a usar novo padrão de camisola principal, como ultimamente acontece nas sucessivas mudanças verificadas época a época, nas temporadas decorrentes dos tempos recentes. Calhando assim lembrar a antiga camisola e extensivo equipamento. Como se evoca em mais um artigo no Semanário de Felgueiras Jornal. 

Repare-se então no antigo histórico equipamento e no atual, como se mostra em início do artigo. Sendo que as imagens ficam gravadas, no complemento das letras historiadoras. 


Quão memoranda é historicamente a pose da equipa dos primeiros tempos, pintada ao estilo da época (conforme original em posse ainda da família do histórico fundador, através da qual passou a haver esta cópia no arquivo pessoal do autor, também), mostrando como eram os equipamentos desses tempos das pioneiras equipas felgueiristas entradas em jogos oficiais pelos idos de meio dos anos 50, do século XX. 


Eis então o artigo publicado no Semanário de Felgueiras Jornal, em sua edição de 8 de agosto, na página de Desporto: 

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Autenticando a crónica, também,  coloca-se o texto em formato original:

Equipamentos das iniciais épocas oficiais do FC Felgueiras

Com o futebol ainda na pré-epoca de nova temporada desportiva, entre mudanças e novidades tem havido anualmente algumas alterações dos padrões dos equipamentos. Sendo assim tempo de nova camisola também a vestir pelos jogadores das equipas do FC Felgueiras. Na tradição de anos recentes, ao estilo de listas largas em tons de azul-grená à Barcelona, diferindo sensivelmente em pormenores e letras de cunho do patrocinador. Diferente agora assim das primeiras camisolas do tempo dos iniciais jogos de cariz oficial, cuja lembrança vem a propósito, recuando à memória de outrora.

Criado em 1932, inicialmente como Santa Quitéria F. C. em Maio, e a partir de Outubro desse mesmo ano passando a ter o nome histórico de Futebol Clube de Felgueiras, o FC Felgueiras, inicialmente equipou com camisolas de riscas estreitas, quando se jogava no Campo de Fontões, e mesmo depois do desaparecimento desse recinto dos Carvalhinhos, durante cerca de duas dezenas de anos em que o clube disputou provas regionais não oficiais, em campos onde pudesse jogar, entre torneios locais e de concelhos vizinhos. Até que na transição dos anos 40 para 50, passando a existir o campo da Rebela, em Várzea, novos horizontes se abriram. Então em 1952 foi o FCF inscrito oficialmente para disputa de provas oficiais, e após legalização escriturada em 1953, passou a disputar o Campeonato Distrital da Associação de Futebol do Porto em 1954, disputando a 3ª Divisão Regional de 1954/55. Tendo nesses inícios usado como equipamento principal camisolas de gola e peito em azul e resto do dorso em grená escuro, sendo o calção azul. Alternando com um equipamento alternativo de camisolas amarelas e calção azul-escuro. Como, desta camisola amarelada, usada em jogos contra equipas de equipamento similar do principal, consta uma foto incluída no livro “Futebol de Felgueiras-Nas Fintas do Tempo 1932/2007”. Enquanto do equipamento inicial se dá aqui um vislumbre, através de imagem coeva de pose do plantel, estando os jogadores junto dum dirigente e do treinador.

Acresce que posteriormente sucedeu, no seguimento das épocas, a evolução de uso das camisolas totalmente em tons de avermelhado grená, mais calção azul, dos também históricos equipamentos das primeiras subidas de divisão; até que mais tarde passou a haver alternância de diversos padrões em diferentes temporadas. Contudo, na imagem agora a fixar, conta a pele do tecido que perdura na retina da memória dos idos tempos das chuteiras de travessas.

É pois esta pose fotográfica da equipa um documento fotográfico histórico, remetendo aos tempos dos primeiros jogos. Com a curiosidade dos onze titulares estarem acompanhados por aquele sr. Carvalho que foi um dedicado dirigente e homem-forte do futebol felgueirense e pelo primeiro treinador da equipa, Verdial Moura, antigo jogador e fundador também. 

Com esta foto colorida, ao jeito da época de gravuras pintadas, testemunhando visão de ultrapassagem à realidade nesses tempos de fotos a preto e branco, percorre e recua a história aos tempos dos chutos na bola de capa dessa era. E, na penumbra de tais épocas, em visão memoranda esbatida pela poeira saída da terra solta do retângulo de jogo, lá vão os jogadores correndo atrás do saltitante esférico. Como no sonho poético que a vida pula e avança. 

ARMANDO PINTO