Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 7 de janeiro de 2024

23.º Aniversário da Paroquialidade do Padre Manuel Ferreira em Rande e Sernande

 

A 7 de janeiro de 2001 entrou o Padre Manuel Joaquim da Costa Ferreira como Pároco de Rande e Sernande, duas das suas iniciais 3 paróquias. Mantendo-se atualmente ainda como pároco das duas vizinhas e anexas paróquias de S. Tiago de Rande e S. João de Sernande.

Isto numa vida de pároco que, neste 23 anos entretanto decorridos, continua com Rande e Sernande, das iniciais, depois de passados anos ter sido dispensado da Refontoura para passar a ser também pároco de Idães, e mais tarde ter ficado a ter ainda Revinhade. 

Pois então naquele distante domingo de 7 de janeiro, em início do ano 2001, o Padre Manuel tomou posse das paróquias de S. Tiago de Rande e S. João de Sernande, dada pelo então vigário da Vigararia de Felgueiras, Padre Alípio, como representante do Bispo da Diocese, na presença de diversos padres e de grande número de paroquianos. Tendo de manhã o então novo Pároco celebrado missa em Sernande e de tarde em Rande, num belo dia soalheiro dominical.

O então jovem Padre Manuel, ordenado sacerdote pouco tempo antes, ainda, havia sido nomeado para as suas primeiras paróquias por nomeação do então bispo diocesano D. Armindo Lopes Coelho, com data de 18 de dezembro de 2000. Ainda em tempo do Ano Santo dessa época, cujo logotipo oficial inclusive fazia parte de todas as publicações e incluiu também a pagela da ordenação e missa nova do Padre Manuel.

Faz agora, em 2024, assim já 23 anos que o Padre Manuel Ferreira está no múnus da sua paroquialidade em S. Tiago Maior de Rande e S. João Batista de Sernande, depois de sua entrada nesse dia, precisamente um domingo como agora, no dia de calendário e na luz do dia ambiental.

Desse dia guardaram-se cá em arquivo estimativo pessoal diversas recordações alusivas, desde a pagela respetiva, ao guia do cerimonial correspondente.

Prestes a completar o jubileu de permanência nestas duas comunidades religiosas de Rande e Sernande, a dois anos de completar os 25 anos e inerentes bodas de prata de sua paroquialidade, saúdam-se estes 23 anos já alcançados, na plenitude da convivência que tem sido deveras frutuosa e apreciada.

Neste domingo, dia 7 de janeiro de 2024, o aniversário dos 23 anos do Padre Manuel como Pároco foi devidamente comemorado nas missas celebradas nas igrejas de Rande e Sernande, onde foram entoados os Parabéns e prestada homenagem bem aplaudida. Registando-se aqui, naturalmente, mais este dia e a ocorrência, de tal acontecimento assinalável. Com parabéns pessoais ao amigo Sr. Padre Manuel Ferreira, formulando votos que continue por muitos e bons anos a fortalecer cá o ânimo da região.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))