Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Uma foto com história (da Linha Férrea do Vale do Sousa no centro da Vila de Felgueiras)… a propósito dum artigo jornalístico de 1935 no jornal O Século!

 

Faz parte da memória coletiva de toda a região do Vale do Sousa a antiga linha do comboio que cirandou pelas terras concelhias de Penafiel, Lousada e Felgueiras, a velha máquina com algumas composições que em 1914 chegou ao concelho de Felgueiras e por aqui passou até sensivelmente 1926, com algumas interrupções anteriores e posteriores indefinições, até que depois de largos anos de inatividade acabou mesmo com a retirada dos trilhos nos anos 30.

Pois é precisamente de 1935 a imagem fotográfica, que dá conta de então ainda existirem os trilhos no centro da então Vila de Felgueiras. Tendo nesse tempo, em número do jornal lisboeta O Século de 28 de Maio de 1935, sido publicada a referida fotografia, de imagem coeva da Praça da República. A propósito de artigo que incorporou a edição desse dia do referido diário, em edição comemorativa da implantação do regime político saído do 28 de maio de 1926, com lugar para uma resenha de obras ou verbas gastas nos concelhos, pelo país, incluindo assim a parte respeitante a Felgueiras. Como se pode ver por recorte desse artigo jornalístico (guardado em arquivo pessoal pelo autor destas lembranças).

Com efeito essa linha, vinda de Penafiel por Lousada, entrava no concelho de Felgueiras pela estação da Longra e tinha depois estação em Felgueiras, na agora chamada popularmente rua velha (Rua Rebelo de Carvalho), como é de conhecimento público. Seguindo, após passagem pelo centro da vila sede do concelho, como se vê pela imagem, depois para a Escalheira, onde havia um apeadeiro, indo até à estação da Lixa. Sendo que toda a linha, como era explanado no próprio nome oficial, era de Penafiel à Lixa e Entre-Os-Rios.

É assim, de facto, essa imagem fotográfica uma interessante testemunha visual do facto.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))