Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 1 de março de 2024

Efeméride pessoal da entrada no meu emprego... em 1976!

Ao chegar o dia 1 de março sempre esta data me trás à memória o dia de minha entrada na vida profissional, o dia 1 de meu emprego. Quando pela primeira vez entrei no lugar de escriturário da secretaria do antigo Posto Clínico da Casa do Povo da Longra. O meu primeiro e único emprego, embora com diversas fases administrativas. Visto esse antigo Posto Clínico estar então adstrito à antiga Central das Casas do Povo em parceria com os Serviços Médico-Sociais do Distrito do Porto, depois ter havido separação e haver ficado como Posto Clínico dos Serviços Médico-Sociais, ainda depois como Unidade de Saúde dos Centros de Saúde de Felgueiras-ARS Norte e seguidamente da ARS Norte-ACES Tâmega e Sousa III. Tendo eu trabalhado nos serviços de saúde da Longra a passar de 38 anos, incluindo umas dezenas de anos como Responsável Administrativo da Unidade de Saúde local, e depois que tive os episódios cardíacos que levaram a pedir mudança de funções, e por fim ao pedido de aposentação antecipada, acabei em Lousada, durante mais uns dois anos, na UAG-Unidade de Apoio Geral dos Centros de Saúde de Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira.

Ora aquele dia 1 de março de 1976, uma segunda-feira de sol aberto, foi pois o início dessa longa caminhada de vida profissional. Curiosamente na véspera de Carnaval, pois logo no dia imediato, a 2 de março, calhou ser o dia de Carnaval desse ano. Daí para diante houve tempos de divertimento, pela convivência que deixou boas recordações, e também preocupações e vontade de bem-fazer… nesse serviço público.

É pois este dia um dia de boas lembranças, sempre assinalado no calendário da memória pessoal.

= Edifício da Casa do Povo da Longra, em panorâmica de 1976. O Posto Clínico ali funcionava em grande parte do rés-do-chão, sendo a secretaria na área da janela que se vislumbra à direita (com a persiana branca - como se costumava fechar, quando estava a dar sol na área das secretárias metálicas, ficando aberta uma janela de trás...). 

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))