Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Novo livro – “Luís de Sousa Gonçalves - O SENHOR SOUSA DA IMO” (obra histórico-literária cá da casa… pessoal) !


Para os devidos efeitos e para que conste… Dou conhecimento que brevemente haverá a apresentação pública de mais um livro meu - este da imagem.

Obra esta que dá continuidade a outras dedicadas a pessoas de relevo da região. Depois dos nomes que foram biografados no livro Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras (embora aí em formato resumido na maioria dos casos, para não alongar demasiado o volume) e seguidamente em livros individuais sobre o Padre Luís Rodrigues e sobre o projetista e arquiteto Luís Gonçalves, agora é vez de dedicar umas páginas sobre o industrial sr. Luís Sousa. (Havendo outros guardados, entre livros já escritos mas a aguardar possibilidades de publicação, entretanto.)

Ora, o Padre Luís de Sousa Rodrigues foi Reitor da igreja da Lapa do Porto, entre 1939 a 1979, e famoso mestre e compositor de música sacra, musicólogo e grande orador, natural de Rande-Felgueiras e falecido no Porto, onde tem uma rua com seu nome, bem como outras na cidade de Felgueiras e na antiga freguesia de Rande. Enquanto Luís Gonçalves se salientou como “Engenheiro” da Casa das Torres de Felgueiras, assim como arquiteto projetista de edifícios tais como a vivenda clássica da família Fonseca em Felgueiras (em frente da Casa das Torres), mais a casa da família Likfold (onde mais tarde funcionou a EDP e depois alguns bares e dependências públicas), tal como o prédio original da Casa do Povo da Longra, a Casa do Montebelo, mais a Casa Africana, em Longra-Rande, e ainda a remodelação do antigo Solar dos Condes do Unhão, na transfiguração para o atual edifício da Misericóridia de Nª Sª do Rosário do Unhão, etc. E o senhor Luís Sousa Gonçalves é saliente e estará devidamente memorizado por tudo o que será exposto no livro a apresentar publicamente.

A notícia em locais próprios deverá ter diretrizes apropriadas, mas aqui, como espaço pessoal, será em forma mais informal, de coloquial informação.

O seu lançamento vai ser no dia 16 de novembro próximo, às 14 horas (pois o restaurante da Longra em que vai ter lugar tem de ficar livre às 17 h). Isto para ir adiantando algo informativo, juntando já amostra da imagem da capa.

Assim:
 - No próximo dia 16 de novembro, sábado ao início da tarde, pelas 14 horas, vai ser apresentado publicamente o meu próximo livro (sobre, conforme o título, "Luís de Sousa Gonçalves - O Senhor Sousa da Imo"). Será em sessão para decorrer a partir das 14 horas desse sábado, no Restaurante Quinta Juventude Eventos e Espaços Verdes , na Longra, com catering comemorativo, de entrada livre. (Restaurante sito junto à ponte da Longra).

Será nesse dia por ser o fim de semana coincidente à proximidade da data do aniversário natalício do homenageado, falecido em 2006. E o horário tem a ver com a disponibilidade do restaurante. Sendo que é de maior interesse que se faça na Longra e como a Casa do Povo está atualmente sem licenceamento da sala de espetáculos, à espera de obras, não havia outro local adequado, além de que neste do "Juventude" haverá boas condições de convívio.

A edição terá patrocínio do Instituto de Estudos Superiores de Fafe, que foi criado precisamente por Luís Sousa Gonçalves.

Em suma, o evento tem duas vertentes: Homenagem ao sr. Luís Sousa Gonçalves, ao lembrá-lo nos 96 anos de seu nascimento; e lançamento do livro biográfico que lhe é dedicado.

Como se costuma dizer nos canais sociais: partilhe-se.

Agradecendo a devida divulgação, a bem do espírito subjacente de enaltecer a memória do biografado e sua obra,

Armando Pinto