Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 22 de março de 2023

Falecimento do Padre Frei João Baptista, da Ordem dos Carmelitas Calçados, da Comunidade Carmelita da Mata-Lordelo e antigo Pároco de Lordelo e Unhão, em Felgueiras

Faleceu o Frei João Baptista, Padre da Ordem dos Carmelitas Calçados, em cuja Comunidade da casa da Mata, em Lordelo, viveu alguns anos no concelho de Felgueiras, também, tendo acumulado durante esses anos a missão de Pároco de Unhão e Lordelo, na Vigararia de Felgueiras.

Falecido ao final do dia 20 deste mês de março, em Beja, onde residia no Lar do Salvador, Polo II, o Frei João do Nascimento Baptista partiu assim deste mundo com 62 anos de idade.

Entretanto esteve o seu corpo em câmara ardente na Igreja de Nossa Senhora do Monte Carmelo, Centro Paroquial e Social do Salvador, de Beja, desde o final da manhã de terça-feira; havendo ao final do mesmo dia sido celebrada Missa de Corpo presente. Tendo ficado por fim sepultado no Cemitério de Beja, após a realização das exéquias, com celebração da Eucaristia e seguinte cortejo fúnebre, já na quarta-feira, dia 22. Descansando no campo santo daquela cidade alentejana em que exerceu seu final de vida sacerdotal, em serviço comunitário de missão evangelizadora.

O Frei João era pessoa muito querida na região sul felgueirense, onde, apesar de já não viver há alguns anos perto, como quando estava na Mata, no respetivo convento de sua Ordem do Carmo, continuava a merecer grande admiração e a ter muitos amigos na área da Longra e arredores. De tal modo que nas suas antigas paróquias de Unhão e S. Cristóvão de Lordelo foi tocado o sino paroquial, no costumado toque de sino a defuntos, a dar pública notícia de sua morte, em jeito de homenagem. 

Armando Pinto

((( clicar sobre as imagens