Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 2 de março de 2024

Curiosidade de ligação felgueirense: Dr. Magalhães Lemos e seu busto monumental

 

Relacionado com o eminente cientista de medicina Dr. Magalhães Lemos, Psiquiatra célebre e Felgueirense ilustre, como extensivamente com a edificação do monumento que em sua honra está implantado na sede do concelho de Felgueiras, pode ficar-se a saber mais e melhor através de registos visuais corrspondentes. No caso, por meio de uma fotografia em que aparece o escultor, junto à escultura e ao homenageado; e também uma outra fotografia reportando o ato da inauguração do respetivo monumento, na então vila e hoje cidade de Felgueiras. 

Legendagem: Imagem de registo fotográfico do Doutor Magalhães Lemos, em que este aparece ao lado do seu próprio busto, executado pelo artista António de Azevedo (1889-1968), escultor que pertence à primeira geração de artistas modernistas portugueses. Foto encontrada há alguns anos entre um livro da Biblioteca do Centro Hospitalar Conde de Ferreira, no Porto. Onde ele foi médico de renome: primeiro como médico-ajudante, a partir de 28 de junho de 1883; depois, a 12 de maio de 1892, como médico-adjunto; e mais tarde, em 27 de junho de 1914 como diretor clínico, cargo que exerceu até atingir o limite de idade, aposentando-se em 9 de abril de 1929.

O busto, cujo original se vê na fotografia, depois de executado em moldes apropriados, foi colocado em Felgueiras no Jardim da Praça da República, tendo sido inaugurado a 18 de julho de 1937, já após a morte de Magalhães Lemos (1855-1931). Ao tempo erigido ainda ao cimo do espaço ajardinado, antes da edificação do edifício da Câmara Municipal, que teve inauguração em 1958. Monumento mais tarde mudado com a requalificação do jardim, nos anos da década de 60, passando para o atual local, mais abaixo.

Da implantação do monumento, acresce uma coeva imagem da respetiva inauguração, a 18 de julho de 1937, por fotografia da autoria do fotógrafo Jaime Ferreira (conforme está assinado na própria imagem, de arquivo assinalado do “Escultor António de Azevedo #”).

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))