Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 12 de abril de 2023

De vez em quando… Entre livros raros e interessantes com afinidades felgueirenses

Desta vez, sobre livros de interesse felgueirense, calha deitar olhos a dois livros sobre a vida de José do Telhado, famoso bandoleiro que roubava aos ricos e dava aos pobres, como permaneceu na tradição popular. Também célebre personagem que ficou ligado a Felgueiras por episódios de suas andanças por esta região, ainda, além de ter sido figura carismática por toda a zona do Vale do Sousa e mesmo pelo Norte do país.

Dois livros, estes, distantes muitos anos entre si, quanto à época de publicação, e também pelo género literário respetivo. Sendo o mais antigo em verso, datado de 1909; e o mais recente publicado em prosa descritiva, no ano de 2007. Contando suas aventuras algo lendárias e outras também descritas em julgamento: o primeiro livro, já em “4ª edição mais correcta” “descripta em verso por José d’Almeida Cardoso Jorge”, então de 1909; e o mais recente, publicado em 1ª e 2ª edição no ano de 2007, da autoria de José Manuel de Castro Pinto, narrando seu percurso desde Recezinhos de Castelões-Penafiel, passando por Caíde-Lousada, Lisboa, Póvoa de Lanhoso, Baião, Marco, Aparecida-Lousada, Santa Marta de Penaguião, Fervença-Celorico de Basto, Figueiró-Amarante, Braga e Barcelos, Vila Verde, Mancelos e Vila Meã-Amarante, Felgueiras (arredores da então vila), Lixa, Aião e Unhão-Felgueiras, mais Porto (onde esteve no cárcere), até seu desterro em África.

Ora, sobre esse famoso capitão de quadrilhas de assalto, nascido em 1816 ou 1818 (conforme diferem diversas versões) são pois esses dois interessantes livros, que fazem parte aqui da biblioteca pessoal, com natural interesse pelas afinidades relacionadas ao concelho de Felgueiras, por onde José do Telhado também andou e inclusive teve peripécias relevantes.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))