Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Entre livros, revistas e catálogos… de vez em quando: Um estudo sobre “Iluminuras de Dom Lucas Teixeira”

 

Armando Teixeira (nascido em 1918 na freguesia de Varziela, concelho de Felgueiras e falecido em 2013 no Brasil) foi um ilustre felgueirense que se distinguiu sobremaneira na arte iluminurista, como mestre de iluminuras, além de exímio poeta com alguns livros publicados. Foi conhecido por Frei Lucas Teixeira, de sua profissão religiosa, ao tempo em que passou a ser conhecido por sua arte e nome com que foi e está homenageado na toponímia da cidade de Felgueiras, com a Rua Frei Lucas Teixeira. Rua essa onde se situa a conhecida escola pública de ensino pré-primário e primário, conhecida por seu nome também.

Sobre o artista e poeta Lucas Teixeira já por diversas vezes foram feitas referências neste blogue, além de artigos no jornal Semanário de Felgueiras, da lavra do autor destas lembranças. Tendo mesmo preparado um estudo para possível livro que ainda não viu a luz pública por falta de resposta oficial, até agora. Tal como biografias de outros felgueirenses de relevo. Bem como  em sua honra houve uma Exposição pública na Biblioteca Municipal de Felgueiras, no ano da passagem de seu centenário.

Ora, do mesmo artista felgueirense consta também algum material no arquivo e biblioteca particular aqui do autor. Sendo sobre ele um livrinho, publicado em 1954 no Porto, intitulado ”Iluminuras de Dom Lucas Teixeira”, com apreciações sobre exposições antes realizadas em 1949 em Lisboa, em Santo Tirso no ano de 1951, em Braga em 1952, tal como no Porto em 1952 também, e servindo de catálogo a Exposição em São Paulo-Brasil, nesse ano de 1954. Do qual se ilustra esta recordação com imagem da capa.

Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem )))