Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 4 de março de 2022

Antigo Treinador do FC Longra em entrevista ao jornal “ O LouZadense”

Entre memórias e recordações, uma das antigas existências Longrinas de tempos idos foi o clube desportivo Futebol Clube da Longra, fundado em 1969 e desaparecido em 1997/98. Em cuja existência, entre momentos de atividade e outros de paragem, além das peripécias que levaram ao desaparecimento, teve nos princípios dos anos noventas maior enfoque com a inscrição oficial na Associação de Futebol do Porto e sobretudo participação em provas oficiais do Campeonato de Amadores da mesma AFP. Havendo em 1993 conquistado o Campeonato respetivo e subido de Divisão (conforme está historiado devidamente no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, publicado em 1997). Tempos em que no comando da equipa esteve o Lousadense Rui Sequeira, antigo guarda-redes do Lousada e do Penafiel. Que então, pelos idos anos noventas, esteve a treinar o FC Longra, no concelho de Felgueiras.

= Foto do jornal O Louzadense, edição on line de 4 de Março de 2022 =

Pois sobre esse mesmo antigo futebolista e depois treinador é publicada no jornal “O Louzadense” uma entrevista, em que o próprio recorda a sua histórica passagem pelo Longra. Da qual para aqui se transpõe a parte da sua carreira como treinador:

« Março 4, 2022 - Em Desporto, Segredos da Bola

Foi o primeiro jogador lousadense a tornar-se profissional de futebol, quando se transferiu para o Penafiel em 1976. Nesse ano treinou à experiência no Beira-Mar onde jogava Eusébio, o pantera-negra, em final de carreira. Rui Sequeira também chegou a prestar provas no Belenenses, mas não chegou a assinar pelo clube que optou por Delgado, um dos melhores guarda-redes portugueses de sempre. Estas e outras histórias são aqui contadas por Rui Sequeira, que aos 67 anos continua a treinar e a formar jogadores, agora no Macieira.

(…)

O bichinho do futebol está vivo

A carreira como treinador principal começou nos seniores do Longra, ao mesmo tempo estava no futsal do CCD da Ordem e a equipa de juniores do Lousada: “era uma fase muito intensa da minha vida em que todos os dias eu chegava a casa à uma hora da noite, mas foi gratificante porque fui campeão de série e campeão dos campeões pelo Longra e fui campeão de série no futsal do CCDO. Nos juniores desentendi-me com um diretor e não cheguei a acabar aquilo que comecei, mas tinha uma equipa muito boa”, recorda Rui Sequeira.

=  FC Longra – 1992/1993: Foto constante do livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras” =

“Também treinei o Cristelo, onde encontrei a equipa a um ponto da linha de água e levei-a no terceiro lugar. Seguiu-se o Aparecida, onde não fiquei com boas memórias, mas já é passado. Depois, no Nogueira fiz um trabalho durante quatro anos que me agradou muito pelas amizades e pelo que consegui ajudar na carreira de alguns jogadores que ficaram meus amigos para sempre”.

A equipa de Caíde de Rei também faz parte do currículo de Rui Sequeira, embora não tenha terminado o contrato: “certo dia, no intervalo de um jogo em que estávamos a perder e eu decidi fazer uma substituição que não foi bem aceite pelo presidente daquela época, que me disse «aqui não se olha ao coração mas sim à razão», querendo dizer que eu devia tirar o meu filho, que jogava lá, mas eu não aceito que interfiram no meu trabalho e tirei a braçadeira de treinador, entreguei-lhe e vim-me embora”.

Neste momento está no Macieira, pois “o bichinho do futebol está em mim e enquanto ele estiver vivo eu deixo-me andar”, conclui.»

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))