Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 14 de março de 2017

Notícia no SF sobre a homenagem em Lisboa ao “Capitão” João Sarmento Pimentel


Em caixa noticiosa, na edição de sexta-feira dia 10 deste mês de março, o Semanário de Felgueiras informa o público leitor relativamente à homenagem que proximamente irá ser prestada em Lisboa ao “Comandante” Sarmento Pimentel, como era mais conhecido, o mesmo que ficou popularizado como “Capitão, por ser com essa patente que mais se notabilizou. Sendo esse herói nacional, General João Maria Ferreira Sarmento Pimentel, o alvo dessa homenagem póstuma que vai ter lugar na sede da Associação 25 de Abril.


Com efeito, por ocasião da celebração do 43º aniversário comemorativo do 25 de Abril de 1974, a Associação 25 de Abril decidiu evocar a memória de alguém que, pelo seu passado de luta contra o regime deposto naquela data, constitui uma referência relevante num longo processo que conduziu ao fim do fascismo, à libertação do povo português e ao fim da era colonial. A figura objeto deste apelo à memória é o Capitão Sarmento Pimentel e a sua história de vida, os seus feitos e a caracterização da sociedade portuguesa à época em que viveu. O colóquio e a exposição temática a ele associado decorrem nos dias 17, 26 e 30 de Abril próximos.


Desse evento, damos conta da referida notícia publicada no jornal Semanário de Felgueiras – aqui e agora através de recorte digitalizado da respetiva coluna, em separado e junto com algo mais da mesma página, como enquadramento.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens digitalizadas )))