Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Recordando antigas passagens do Rally de Portugal por Felgueiras...


Ao chegar o fim de maio e à entrada de junho, Portugal acolhe mais uma vez o Rally de Portugal, mítica prova automobilística de feição portuguesa inserida no Mundial de Ralis.

Já que desde há anos não tem podido haver em terras de Felgueiras qualquer etapa oficial da maior prova portuguesa de carros, ao passo que em tempo recente ainda houve cheirinho a pó e algum alvoroço do barulho de motores com a realização em 2017 de algumas corridas de treinos no troço felgueirense do monte de Santa Quitéria, recordamos antigas ligações felgueirenses com essa corrida que alvoroça o ambiente.

Com efeito, a região concelhia de Felgueiras teve outrora passagens do Rally por etapas dentro do território concelhio. Tendo então sucedido, na esteira de outras realizações de desportos diversos, que dentro do fenómeno desportivo de competição tempos houve em que se seguiu primazia pelo automobilismo no interesses das populações, a partir que se ouviram motores a animar o ambiente felgueirense. Aumentando então o chamariz de Felgueiras com a verificada grande afluência de público local e de muitos visitantes - tal a ligação que Felgueiras deteve à modalidade, através da maior prova do desporto automóvel, como local de troços cronometrados do rali português. Cuja primeira passagem, com a classificativa do monte de Santa Quitéria, se realizou em 1993. Tendo, depois disso, em 1994, a mesma prova sido aumentada para duas etapas com a então novel classificativa do Seixoso. Essas duas legendas, como foram as mesmas classificativas tão famosas em atração publica, entretanto tiveram sequência até 1998,  por ora.

Mais recentemente, como ainda está na memória da poeira dos tempos, realizaram-se sessões de treinos, nas vésperas da realização da prova em apreço do Mundial de Ralis, em Felgueiras, quer nos caminhos de Santa Quitéria como também  no Seixoso.


Recorde-se que para a realização desses treinos houve melhoramento dos dois troços do concelho, havendo ainda alguma esperança que em anos mais ou menos próximos os referidos locais venham a receber novamente provas oficiais, tal como já aconteceu há mais de duas décadas.


Atendendo a essa antiga ligação, recordamos aqui e agora, através de prospetos da época, algo desses momentos… da prova a sério, quanto à passagem do Rali por Felgueiras.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))