Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 1 de julho de 2022

19.º Aniversário da Vila da Longra !

 

Completa-se neste dia 1 de julho de 2022 já 19 anos da elevação da Longra a vila.

Estando-se assim no dia que é oficialmente comemorativo, relembra-se aqui o facto de mais este aniversário da vila da Longra, na passagem do 19.º aniversário da respetiva aprovação nacional.

Conforme está anunciado pela Junta da União das freguesias da área, «a efeméride será assinalada com um programa recheado de atividades culturais e de lazer e visa, não só marcar este importante momento para a comunidade, mas também dar palco aos artistas da terra. 

Programa: 

1/07/2022 - sexta feira

9:45 - Hastear da Bandeira acompanhado pelo Hino Nacional tocado pelo "Às das Concertinas" (Junta de Freguesia de Rande)

2/07/2022 – sábado

18:30 – Arraial com música popular portuguesa (Junta de Freguesia de Rande)

Animação:

• Grupo de Concertinas da Casa do Povo da Longra

• Margarida Ferreira

• Grupo de Dança Be Crazy

• Hip-Hop Academia de Dança Clarisse

3/07/2022 – domingo

10:30 – Missa Comemorativa do 19º Aniversário de elevação de Longra a Vila na Igreja de Rande

14:00 – Assinatura do Protocolo de colaboração entre a CMF e a Casa do Povo da Longra para a Requalificação da Casa do Povo da Longra, na sede Junta de Freguesia de Rande

15:00 - XXIV edição do Festival de Folclore da Vila da Longra.»


Ora, no próprio dia, como é costume, continua-se aqui a assinalar a preceito o facto e seu contexto, quanto à memória histórica.

Assim sendo, na pertinência da ocasião avivam-se memórias por meio de algumas das diversas recordações da passagem da Longra a vila.



As imagens dispensam comentários escritos, bastando o que transportam na essência de sua significância.

= Panorâmica da vila da Longra no tempo da sua elevação... (embora em imagem datada de 2005, mas captada m 2003, ainda sem o Edifício Vila da Longra, por exemplo.) 




~~~ ***** ~~~


Olhando com olhos da recordação, evoca-se assim o facto, através de imagem do respetivo diploma oficial, que está guardado na Câmara Municipal de Felgueiras e do qual constará cópia na Junta de freguesia correspondente à atual união de freguesias da área. Complementando essa imagem com algumas fotos de tempos de outrora e outras da época da criação da vila.

Intercalando com essas memórias visuais, juntam-se relatos diversos de cunho pessoal sobre o aniversário da Vila da Longra.

***** 

Pois então  na passagem de 19 anos sobre o acontecimento histórico da aprovação nacional da elevação da Longra a vila, recordamos o livro que na ocasião foi escrito e publicado pelo autor deste blogue, sob título “Elevação da Longra a Vila”. 

Facto inesquecível. Cuja ocorrência ficou então em livro, logo apresentado publicamente no imediato dia 4, em festa comemorativa…


Faz assim agora, hoje, 19 anos que a Longra passou a vila.


Passavam poucos minutos das 18 horas da terça-feira 1 de Julho de 2003, cerca das 18,13 quando o presidente da Assembleia da República começou a ler a parte que interessava à Longra, da lei respetiva, até que por volta das 18 Horas e 18 minutos referiu que ia ser votada e de seguida proclamou: A povoação da Longra, do distrito do Porto, é elevada a vila!... 

Estávamos lá nós, também, nessa célebre ocasião. Fomos então de imediato entrevistados pelo amigo Pedro Alves, que fazia a reportagem em direto para a Rádio Felgueiras…

Do dia, entre tantas e tantas recordações, ficou-nos ainda o original da letra duma das cantigas entoadas durante o percurso, e que acabou em nossas mãos através de oferta derivada à celebração que projetamos para o inicio do fim de semana imediato, com a realização duma festa celebrativa na Casa do Povo.


Nesse dia, durante as horas antecedentes, no decurso da viagem sobretudo, começou a germinar cá dentro a ideia de fazer um livro a registar tão importante ocasião. E dias depois, na sessão solene realizada na noite de sexta-feira seguinte, foi apresentado ao público esse referido pequeno livro a historiar tal obtenção... Em cujas páginas está tudo descrito, narrando tantas vivências proporcionadas. 


Neste tempo de crise social e de valores, sente-se o ambiente algo acabrunhado, perante antigas aspirações e perspetivas. Mesmo assim a Longra é sempre Longra, e será a Longra de todos nós os que nos sentimos afeiçoados a esta terra. A atual vila da Longra. 

Pelas 18 horas e um quarto, sensivelmente, como foi costume até há poucos anos, no Largo da Longra costumavam rebentar bombas-foguetes em número correspondente aos anos da efeméride. Assinalando a comemoração da elevação da Longra a vila, quando naquela célebre terça-feira, de há 19 anos, foi declarada a aprovação da lei que criou a vila na Assembleia da República.


Posto isto, são disso algumas das recordações que se guardam e se mostram aqui, tais como a foto de pose de conjunto em frente à Assembleia da República de quem esteve lá nesse dia, mais alguns documentos alusivos...



Algo que depois é festejado.

= Uma imagem da concentração da corrida de cicloturismo englobada no programa do 1º aniversário da vila da Longra, em 2004 =

Ora, assim sendo, a Longra está de parabéns e merece felicidades! 

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))