Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 13 de agosto de 2023

“Peregrinação de Santa Quitéria” – a anual procissão de consagração concelhia de Felgueiras em honra do Imaculado Coração de Maria

Em pleno mês estival de agosto, como é tradicional, realizou-se este domingo de meio do mês a usual Procissão de todo o concelho, popularmente conhecida por “Peregrinação de Santa Quitéria”, por ligar em caminhada sacra a ida em préstito religioso desde a sede do concelho até ao alto do monte de Santa Quitéria. Agora em edição 75.ª da Peregrinação do Concelho de Felgueiras ao Imaculado Coração de Maria. Na linha da consagração e agradecimento coletivo iniciado após o final da II.ª Grande Guerra Mundial e da vizinha Guerra Civil Espanhola, com efeitos extensivos de fome, miséria e temor sentidos na região felgueirense, também. Como é do conhecimento público, pela transmissão oral e escrita vinda desde esses tempos.

Assim, na continuidade do programa, este ano de 2023, tendo englobado no dia 12, sábado, a Procissão de Velas desde o alto do monte do Santuário de Santa Quitéria até à Igreja Matriz de Margaride, à baixa da cidade de Felgueiras, transportando o andor de Nossa Senhora, houve portanto este dia 13 o ponto alto da Peregrinação com o mesmo andor a retomar a marcha no domingo, rumo ao alto da Santa, como habitualmente se diz ente nós, felgueirenses. Mais uma vez em organização da Confraria do Imaculado Coração de Maria e Santa Quitéria, de parceria com a Vigararia de Felgueiras. Presidindo este ano às celebrações D. Vitorino Soares, Bispo Auxiliar do Porto, que se incorporou na Peregrinação e celebrou a missa campal no monte do Santuário de Santa Quitéria.

Este ano a Peregrinação – como também é conhecida, mais simplificadamente – à passagem de 75 anos da mesma Peregrinação ao Imaculado Coração de Maria, em Santa Quitéria, teve organização mais ampla, como se notou por englobar representações de praticamente quase todas as paróquias do concelho, com as respetivas cruzes processionais e bandeiras paroquiais. Embora notando-se certas diferenças na comparação com outros tempos, mas com melhoria de amplitude e organização perante anos anteriores. Saudando-se assim esta renovação da tradição e revigoramento das atividades ligadas à Confraria de Santa Quitéria, em comunhão com os párocos da Vigararia de Felgueiras.  

Ilustrando esta constatação, exemplifica-se a ocorrência através de algumas imagens, colhidas sem qualquer rigor na fixação, mas tão só entre o olhar pessoal e tempo instantâneo do clique.   


~~~ ***** ~~~

Por fim e entretanto, nesta rememoração, recorda-se algo sintomático de como em tempos idos a Peregrinação felgueirense tinha aspetos particulares inesquecíveis, como acontecia com a incorporação dos cordeirinhos paroquiais, levados em cada representação das paróquias. Conforme se pode ver por imagem captada pelos inícios da década dos anos 60, do século XX; no caso da coreografia tradicional do cordeirinho em mãos duma menina, rodeada de meninas com vestidos da Cruzada, a pegar em fitas saídas do livro de suporte ao mesmo cordeiro místico, respeitante à representação da paróquia de S. Tiago de Rande – foto constante do livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, publicado em 1997.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))