Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Nova existência de património paroquial – Bandeira da "Conferência Vicentina de S. Tiago de Rande e S. João Baptista de Sernande"

Mais um elemento patrimonial ficou a integrar o património paroquial, no caso respeitante às paróquias anexas de Rande e Sernande, com a existência agora duma bandeira representativa dum dos grupos da vida interparoquial, como sinal visível e identificativo da "Conferência Vicentina de S. Tiago de Rande e S. João Baptista de Sernande". Grupo criado em Rande, em 1995, com primeira sede na Longra, e seguidamente na Residência Paroquial de Rande, no lugar de Santiago, integrando membros residentes das duas paróquias e com fim de assistência aos paroquianos necessitados das duas comunidades.  

Com efeito foi no passado primeiro domingo de agosto apresentada a bandeira da Conferência Vicentina de S. Tiago de Rande e S. João Baptista de Sernande, em cerimónia realizada na igreja paroquial de Rande na tarde do domingo dia 7 de agosto de 2022, durante a missa celebrada em honra festiva dos idosos das duas paróquias. Cuja festa, como é habitual, teve depois epílogo num lanche de convívio no salão da Residência Paroquial. Tendo na ocasião celebrativa sido apresentada a referida bandeira que representa uma homenagem a todos quantos passaram pela vida da mesma Conferência – conforme foi referido publicamente pelo Pároco, Padre Manuel Ferreira.

Passa assim a haver representatividade física de mais um dos grupos paroquiais, à imagem como antigamente houve as bandeiras da Juventude Católica de Rande (integrando o Grupo Coral das Meninas da Juventude de Rande), no tempo do Padre Alberto Brito; mais da Cruzada Eucarística das Crianças de Rande e da Liga Eucarística dos Homens de Rande (também incluindo seu grupo coral), no tempo do Padre João Ferreira da Silva. Bandeiras que após a extinção desses grupos ficaram guardadas na Residência Paroquial em Rande. Além, obviamente, das bandeiras das antigas Associações Paroquiais, Associação de S. José e Associação do Sagrado Coração de Jesus, que integravam as procissões e enterros. Mais a bandeira de representatividade da Paróquia de S. Tiago de Rande, estandarte com figuração da imagem do Padroeiro, de oferta assinalável da Comissão da Festa de Rande em 1987. Passando agora a haver esta nova bandeira de representatividade da Conferência Vicentina local, nesta era do Padre Manuel Joaquim da Costa Ferreira.

Ora esta bandeira nova, em apreço, fica pois a existir como imagem da Conferência Vicentina criada no tempo do Padre Abílio Barbosa, através de ação da Irmã Rosa de Lurdes, uma das Irmãs de Caridade de S. Vicente de Paulo residentes no antigo convento da Misericórdia do Unhão (cujo trabalho seguidamente teve depois acompanhamento sucessivo pelas irmãs Agostinha Ramos, Vitória e Esperança da Purificação Pinto). Tendo sido fundada em 1995 na Longra e inicialmente ficado instalada como local de reuniões em casa do senhor Luís Sousa da IMO, ao tempo da primeira presidência, que calhou por eleição ao autor destas lembranças, Armando Pinto, e da segunda em que foi eleito Fernando Ribeiro, naturalmente acompanhados por todos os confrades respetivos, até que a Conferência passou a ter como sede o salão da Residência Paroquial, junto à igreja – como está historiado no livro "Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras", desde sua criação até ao ano da publicação, em 1997. Tal como estão historiadas as outras agremiações paroquiais referidas. Havendo de permeio passado pela sua caminhada diversos componentes até aos atuais, todos com a melhor das intenções, seguindo-se as sucessivas presidências e constituições que foram dando continuidade à mesma Conferência Vicentina (tendo entretando sido presidentes sucessivamente Manuel Pinto, Acácio Guimarães, Joaquina Pinto e Virgínia Silva), estando na atualidade evidente a sua vitalidade com mais este sinal existencial.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))