Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 23 de abril de 2022

Entre livrinhos… de vez em quando: Pequeno livro sobre Várzea – “S. Jorge de Várzea / História e Devoção” (publicado em 2006)

Em tempo da tradicional festa anual dos “23 de S. Jorge”, apraz lembrar a publicação de um pequeno livro escrito pelo autor deste blogue e publicado pela Paróquia de S. Jorge de Várzea na Primavera de 2006. Um livrinho nascido de conversa do pároco dessa época, Padre Abílio Barbosa, com o autor e depois apresentado em sessão pública no início do programa da festa de 2006, a 20 de abril desse ano, no âmbito da I Feira do Livro então aberta na mesma ocasião.

Livrinho esse apresentado no salão paroquial da mesma freguesia, perante numerosa assistência, em sala completamente superlotada de muita gente interessada que adquiriu logo a sua maior parte, publicado que foi numa tiragem de 1000 exemplares, de modo que o autor se viu como nunca, quão nunca se havia cansado tanto a escrever dedicatórias ao assinar (autografar) livros.

Embora de formato pequeno, em número de páginas, devido a ter sido impresso em letra miúda a encurtar espaço, para menorizar aos custos, foi uma interessante edição da mesma paróquia, a que o autor com muito gosto de associou.

Do mesmo, além de algumas páginas do próprio livrinho, de início, meio e fim, juntam-se como ilustração também referências da imprensa, conforme ao tempo foi noticiado.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))