Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Dia do aniversário natalício de meu Pai

Lembrada a minha Mãe aqui pelo antigo Dia da Mãe, é agora ocasião de puxar a brasa da memória para a lembrança sobre meu pai, quando nesta data era dia de seus anos. Como lhe festejamos durante muito tempo e, falecido depois de termos ainda festejado seus 89 anos e antes então de poder completar os noventa, agora é de lembrar que foi há 105 anos o seu nascimento: a 10 de dezembro de 1916.

O meu pai, Joaquim Pinto, o meu herói como sempre foi, continua bem presente sempre que mentalmente surge diante dos meus olhos do pensamento, quão é frequente em sentimento. Não me esquecendo como em pequeno gostava de sentir a sua mão agarrada à minha, como gostava de ir com ele quer à igreja de Rande ou à capela da casa dos Padres da Mata (Carmelitas), bem como ao café da Casa do Povo, por exemplo, ou onde fosse por vezes, mesmo que fosse a enterros, mas também a procissões, desde que fosse com ele. Tendo tido muito orgulho logo quando soube que era muito falado por ter feito a Sirene da Metalúrgica da Longra e não me esquecendo mais como num sábado ao final da tarde gostei de ver um papel grande que ele me mostrou, ao chegar do Porto, dizendo que lho tinham dado – sendo que era, como soube mais tarde e tenho agora ainda comigo, em lugar de honra do meu escritório, o seu diploma de vencedor do Prémio da Associação industrial Portuense… 

Tal qual, quando eu andava na escola primária, me lembro bem dum dia em que o Professor Freitas, em visita à escola da Longra como Delegado Escolar, em conversa com a minha professora e inquirindo os nomes de alguns alunos e nomes dos pais de cada qual, ao saber de quem eu era filho logo fez um grande elogio do meu pai, gabando o que tinha de obra feita na Metalúrgica e outras fábricas – deixando a professora D. Fernanda a olhar para mim, com olhos que gostei de ver. 

E tal como em pequeno eu gostava de ir com ele, mais tarde em grande já, gostava de ele andar comigo, como todos os domingos dávamos um pequeno passeio domingueiro, e quantas vezes noutros dias e ocasiões, dentro do possível, fomos a muito lado… 

Continuando agora, dentro do que sinto, a gostar dele andar no meu pensamento. Como hoje, que é o seu Dia de anos!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))