Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Na calha do “Dia Internacional dos Arquivos” / 2022 – exemplificação do Boletim Municipal como memória felgueirense….

Neste dia em que oficialmente se comemora o Dia Internacional dos Arquivos, além de iniciativas oficiais que sempre vão havendo, assinala-se aqui também o caso através da lembrança do que está subjacente à data, por meio de algumas imagens do arquivo pessoal sobre motes felgueirenses.

Sendo o “Dia Internacional dos Arquivos” assim celebrado a 9 de junho, desde que foi instituído pelo Conselho Internacional de Arquivos em novembro de 2007, é pois esta uma ocasião propícia para mais um naco de rememoração de publicações oficiais de Felgueiras, versando desta feita a memória do Boletim Municipal – periódico informativo e historiador da vida camarária ao longo dos anos, a partir que em 1982 apareceu sob o título de Boletim Municipal e foi continuando sobre e sob diversificados títulos e formatos, nuns anos em diversos números, noutros em poucos e nalguns anos até num único exemplar. Conforme consta da história da mesma publicação, como está até anotado neste blogue em artigos anteriores.

A lembrança existencial do Boletim Municipal dá também para uma análise do que tem sido a vida municipal felgueirense, bastando uma consulta aos seus números para ver como no concelho de Felgueiras certas localidades são sistematicamente beneficiadas perante outras… ou melhor dizendo, através do que nessas páginas está publicado, pode constatar-se de como há terras de Felgueiras quase sempre esquecidas. Porque contra factos não há argumentos. E o que foi publicado a explicar tudo que tem sido feito, não deixa mentir nem enganar, mas sim permite bem verificar e comprovar.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))