Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Rememoração: Lembrando o 1.º Passeio Anual do Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra

Tinha o jovem Rancho da Longra, fundado em Maio de 1994, ainda pouco tempo mais que um ano de vida quando, no verão de 1995, ocorreu o primeiro passeio anual do agrupamento, em excursão de lazer de todos os seus membros, ao tempo. Numa viagem diferente das habituais, fora das deslocações derivadas de viagens para atuações em festivais e festas do respetivo calendário programado. Ocorrência essa que (além naturalmente de fotos que ficaram no original museu do Rancho, na galeria de quadros), se pode recordar também aqui por imagens coevas, de fotografias do álbum particular do autor.



Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens)))

(Mais) Um testemunho documental de interesse felgueirense: O Livro Oficial da Volta a Portugal de 2021

 

Por mais voltas que se deem, o ciclismo de competição desportiva, através especialmente da tradicional Volta a Portugal, é um fenómeno popular que arrasta multidões e desperta atrativas paixões. E todos os anos dentro dessa realização há uma publicação que anuncia, regista e fica a marcar cada edição: o “Livro Oficial da Volta”. Por meio do qual depois, e ao longo dos tempos, se consegue fazer a memória dessa clássica corrida que percorre o país de lés a lés, nuns anos por uns sítios, noutros por diferentes lados e assim sucessivamente, até alguma ou mais vezes ter passado às terras de cada qual dos entusiastas seguidores.

Esse mesmo livro oficial, como tal, é um dos artefactos relacionados que mais interesse despertam também nos colecionadores de adereços identificativos do ciclismo competitivo. Algo que desta feita também consegui obter e guardar, por esforço pessoal de obtenção. Passando assim a ser mais um testemunho de registo duma ocorrência de grande relevância felgueirense, por Felgueiras ter feito parte das etapas da Volta a Portugal em bicicleta e por conseguinte constar nas páginas deste livro respetivo. Que já faz parte da biblioteca doméstica aqui do autor destas anotações memorizadoras.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))