Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Uma interessante exposição em Lousada

Um destes dias foi dia de visitar uma exposição pública patente em Lousada, sob título de ““Unidos Venceremos!”, contendo materiais históricos da famosa coleção do antigo político Pacheco Pereira.

Ora, numa das passagens e idas a Lousada, vila vizinha de Felgueiras – e terra de apreço pessoal por ali ter estudado algum tempo, no antigo Externato Eça de Queirós; e mais tarde ter terminado a carreira profissional na UAG do ex-ACES dos Centros de Saúde do Tâmega e Sousa, então ali sediado – e sabendo por notícias lidas numa das páginas do Facebook que estava exposta uma mostra com tema de interesse, foi então ocasião de visita pessoal a essa exposição. Que havia sido colocada já em finais de novembro, nas instalações do Espaço AJE, no âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, a exposição “Unidos Venceremos! Protesto, sindicatos e greves no Marcelismo (1968-1974)”, da qual é curador José Pacheco Pereira.

«Unidos Venceremos! Protesto, sindicatos e greves no Marcelismo (1968-1974)» é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e da Ephemera - Associação Cultural, em parceria com Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Arquivo Nacional do Som, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal do Barreiro e CP – Comboios de Portugal.»

A exposição está então patente no Espaço AJE, do Município de Lousada, até ao final deste mês de janeiro e é interessante.

Obs.: Fotos captadas na ocasião pelo autor, apenas de passagem e para ilustração desta nota de registo.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))