Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 21 de abril de 2018

Laço azul – Caminhada das Escolas do Concelho de Felgueiras a pugnar pela Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude


Na manhã da passada sexta-feira, 20 do mês de abril da entrada da Primavera, houve surpresa aos sentidos de quem andava por Felgueiras. Sendo então surpreendidos os transeuntes e pessoas que na hora estivessem na cidade de Felgueiras, deparando-se com alegre ambiente, perante um género de passeio de crianças, com destino a animada manifestação com epicentro na escadaria frontal do edifício da Câmara Municipal.


Não foi bem o caso do autor destas linhas, porque tive conhecimento através de informação particular, sabendo que nessa caminhada participava a escolinha do (meu) neto do meio… o Tiago.


Ora, com efeito, decorreu tal caminhada escolar nessa manhã de agradável temperatura ambiental, a dar os primeiros sinais de sol primaveril, propícia às crianças virem para a rua e abrirem olhos ao rejuvenescimento da natureza. Por via, no caso, de ser assinalado oficialmente o tema do Laço Azul, indicativo dum programa idealizado a chamar a atenção para a “Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude”. Porque o Município de Felgueiras e a CPCJ (comissão de proteção de crianças e jovens) se juntaram nessa celebração tendente à tentativa de combate aos maus tratos na infância e juventude.


Antes, nos inícios do mês, sendo então considerado Abril Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude, a CPCJ de Felgueiras e o Município de Felgueiras associaram-se a essa causa, levando a cabo várias iniciativas durante este mesmo mês com que pretendem sensibilizar a população e ajudar a prevenir tais situações. Iniciada que foi a respetiva campanha com a colocação dum grande laço azul – símbolo desta iniciativa – na fachada da Câmara Municipal de Felgueiras. Em momento a que estiveram presentes Nuno Fonseca, Presidente da Câmara Municipal, e Rosa Pinto, Vereadora da Coesão e Ação Social, bem como crianças de algumas escolas do concelho. Enquanto depois, outro laço azul foi também colocado na Casa da Cultura da Lixa. De permeio com distribuição de folhas avulsas com a história do laço azul e o calendário dos afetos. Até que no dia 20, teve lugar a caminhada, ocorrida esta sexta-feira, através de cortejo de crianças das escolas, com a afixação das Mantas dos Afetos.


Foi então que a manhã da cidade de Felgueiras sentiu a alegria das crianças, em atraentes bandos chilreantes da pequenada em que se deposita o futuro, fazendo-se ouvir na sua despreocupada e feliz convivência. Petizes entusiastas que encheram as escadas da frente do edifício dos Paços do Concelho, mostrando as mantas de retalhos dos afetos que serviram de estandarte à frente do desfile de cada grupo. Mantas que por fim foram mostradas do alto dos varandins centrais da Câmara.


(Proximamente a iniciativa terá continuidade e encerramento na última sexta-feira do mês, estando previsto que em todos os edifícios escolares do concelho serão feitos Laços Humanos).


Eis assim o trajeto do Calendário dos Afetos, fixando imagens da caminhada das crianças e jovens das escolas dos jardins infantis e de ensino primário, do concelho de Felgueiras, no âmbito da lembrança sobre a importância de mostrar às crianças o amor por ela sentidos, em pequenos gestos que podem ajudar a fazer a diferença!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))