Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Atualização informativa sobre o próximo livro CICLISTAS DE FELGUEIRAS


Continuando em tempo de preparação da respetiva edição...

Vem a talhe informar, de modo a manter atualizados os interessados (conforme também se tem adiantado na respetiva página própria no facebook):

- O livro CICLISTAS DE FELGUEIRAS, versa sobre a história da carreira dos ciclistas naturais de Felgueiras que andaram na alta competição do ciclismo, mais sobre a figura do sr. Adriano Quintanilha da W52, também natural de Felgueiras, e faz um historial das passagens da Volta a Portugal por Felgueiras, além dum enquadramento das ligações de Felgueiras ao ciclismo, inclusive tendo havido duas equipas profissionais felgueirenses, assim como firmas patrocinadoras oriundas de Felgueiras nos nomes de equipas, etc. .
Os 4 ciclistas que correram a Volta a Portugal foram Artur Coelho, Joaquim Costa, Albino Mendes e Miguel Magalhães, um que correu pelo FC Porto, dois pelo Académico e um pelo Paredes e pela Zala. Naturalmente que há especial destaque sobre o Artur Coelho, que vestiu a camisola amarela por diversas vezes nalgumas edições da Volta a Portugal, venceu diversas etapas e muitos circuitos e Grandes Prémios, entre 1955 a 1961, assim como fez parte da seleção nacional que entrou em duas Voltas a Espanha e ele mesmo venceu no Brasil a clássica 9 de Julho, em 1957. Mas todos têm seu curriculo desportivo deveras desenvolvido e salvaguardado à posteridade a preservação da memória coletiva.
Sem esquecer referências de Felgueiras ter também equipas de Cicloturismo e campeões de DHL e Enduro BTT.
Honrando Felgueiras e o desporto português.
Armando Pinto

Nota: Além da explicação no artigo, convém legendar a foto: Imagem do antigo Circuito da Longra, aquando da festa do S. João da Longra, em 1960,. Estando a meta em frente à antiga farmácia, onde hoje está a frente da  fábrica IMO, Vê-se ao fundo o edifício da Casa do Povo da Longra. (Esta uma das fotos que se juntou, e das quais naturalmente terá de haver seleção pelas condicionantes duma publicação.)


Um comentário:

  1. Com a meta instalada frente á Farmácia Abreu,os ciclistas Vitorino Cerqueira (Zorato) que corria pelo Amarante e Joaquim Costa a correr pelo Grupo Desportivo MIT (Metalúrgica da Longra), foram primeiro e segundo classificados, nesta corrida em dia de S.João. (O motociclista que está na imagem é o Gonzaga da Seara (Unhão) que sempre acompanhava os ciclistas na sua motorizada.

    ResponderExcluir