Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Exposição comemorativa do centenário natalício de Lucas Teixeira


Inaugurada oficialmente no passado sábado, 14 de julho, na Biblioteca Municipal de Felgueiras, decorre este mês a exposição a assinalar o centenário de nascimento do felgueirense Lucas Teixeira, célebre iluminurista e apreciado poeta, nascido em Varziela-Felgueiras em 1918 e falecido no Brasil em 2013. Civilmente chamado Armando Teixeira e com nome público Lucas, derivado de antiga profissão religiosa e por fim assinatura artística.


No ato da abertura oficial, diante da presença de pessoas interessadas pela cultura relacionada com a identidade concelhia, bem como apreço pelo que é felgueirense, e após explicações da Drª Manuela Melo, responsável pela exposição, e esclarecimentos da Drª Dulce Freitas, diretora da Biblioteca e Arquivo Municipal, falou em nome da edilidade o Presidente da Assembleia Municipal, Prof. José Campos, que se congratulou com a realização, numa mostra de Felgueiras ter mesmo pessoas importantes, ainda que por vezes desconhecidas da generalidade dos munícipes; quão justificativo é de nomes que estão patentes em ruas, como algo que assim se pode conhecer melhor. Referindo que Felgueiras muito deve a pessoas que se interessam pela memória coletiva, sendo estas realizações bons motivos de fortalecimento felgueirense.


Na exposição, até 31 de julho, é possível visitar, na Biblioteca Municipal de Felgueiras, uma mostra documental sobre o “Centenário do Nascimento de Lucas Teixeira”, composta por iluminuras originais e reproduções, fotografias, catálogos de exposições, livros de poesia, poemas inéditos assinados e artigos de jornal.


Na exposição, além de material que faz parte do acervo da Biblioteca Municipal de Felgueiras e outros exemplares por empréstimo do Mosteiro de Singeverga-Santo Tirso e ainda de envio do Brasil pela filha de Lucas Teixeira, Eng.ª Maria Margarida Teixeira Lima, também houve inclusão de diversa documentação literária e fotográfica de arquivo do autor destas linhas.


Da mesma exposição, como ilustração, junta-se aqui imagens relacionadas, com acréscimo de recorte de notícia também difundida no jornal Semanário de Felgueiras, em sua edição de 20 de julho.


Do ilustre artista felgueirense, em apreço, tem o autor deste blogue ainda um pergaminho emoldurado, oferecido pelo próprio sr. Armando Teixeira, que apenas não chegou a ser entregue para a exposição por não estar pintado  devido a ter sido feito já em idade avançada do grande iluminurista. Do qual, como iliustração, se junta imagem do referido quadro, colocado no escritório pessoal do autor destas linhas.


Como complemento, juntam-se ainda mais algumas imagens documentais de publicações relativas ao personagem homenageado, em comprovação adicional sobre a dimensão da importância da sua lavra na arte de iluminuras.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Um comentário:

  1. Felgueiras sempre morou no nosso coração, como berço de meu pai e avós paternos. Agora com esta homenagem idealizada pelo Sr. Armando Pinto e com o apoio da Biblioteca Municipal de Felgueiras, pudemos conhecer um pouco mais da força da gente dessa terra. Estamos sensibilizados com o que proporcionaram à família e amigos de Armando (Lucas) Teixeira na lembrança de seu centenário de nascimento. Somos eternamente gratos. Esposa, filha, filho, genro, nora e netos do artista.

    ResponderExcluir