Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Santo António


Chegado Junho e quase na porção de meio do mês, começa o tempo dos Santos Populares, das festividades dos arraiais mais castiços, a partir da véspera do próprio dia, sendo a 13 o dia de Santo António.


Neste dia, na calha do Santo António, santo de simpatia alargada, vem a propósito lembrar o facto. Sem pormenorizar os casos do santo em Portugal ser apelidado de Lisboa, onde nasceu, e em Itália ser referido como de Pádua, onde viveu seus últimos anos e morreu, repousando na igreja de seu nome, a basílica a ele dedicada.


Também não vêm ao caso aspetos mais simples, tal como popularmente costuma ser associado a lendas e rezas, mais devoções popularizadas. Vindo a talhe sobremaneira a sua popularidade ao longo dos tempos, tornado um santo carismático na religiosidade.


Nesta ocasião em que Santo António é festejado em muitas terras e inclusive em Lisboa, em cuja área residem e trabalham pessoas de meus afetos familiares, mas também na cidade do Porto, em plena área do ambiente portista onde a igreja de Santo António das Antas se eleva à vista do estádio do Dragão, lembra assim evocar o mesmo santo português, afamado orador e Doutor da Igreja, o Santo António de Portugal e do mundo. Sem referência ou tendência ao lado etnográfico nem ao âmbito antropológico, apenas à afetividade. Advindo da especial ligação a Santo António alguns adereços com que se ilustra esta lembrança.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Nenhum comentário:

Postar um comentário