Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Mário Sampaio Castro: desportista felgueirense de dimensão nacional


Mário Castro, como inicialmente era mais conhecido, e depois Engenheiro Mário Sampaio Castro, foi e é um nome com marca registada na História do FC Porto e no desporto português. Um daqueles nomes cuja ligação clubista é do conhecimento do acompanhamento da vida desportiva desde os anos da década de trinta/quarenta, até aos anos setenta, pelo menos. Tendo sido um andebolista saliente, bem como até um desportista multifacetado, além de dirigente, também.

Pois, assim sendo, este é mais um caso a merecer atenção, no avivar necessário da memória felgueirista e desportiva.

= Ao centro, Henrique Fabião e Mário de Castro, dois dos grandes nomes do andebol do FC Porto, ladeados por Carlos Bastos e Teófilo Tuna.

De nome completo Mário Osório Pinto de Sampaio e Castro, era natural do concelho de Felgueiras, mas desde muito jovem residiu na cidade do Porto, para onde foi estudar e se arreigou. Oriundo da família Sampaio e Castro, com raízes nas freguesias de Rande e do Unhão, do concelho de Felgueiras. Sendo filho de António Pinto de Sampaio e Castro, antigo Conservador do Registo Civil e Administrador do Concelho de Felgueiras, além de político Republicano famoso, que viveu em Rande, na Casa da Leira, sobranceira à então povoação e hoje vila da Longra, onde tem uma rua com seu nome. Bem como neto dum personagem célebre localmente como era o famoso “Doutor de Munhos”, médico do povo, conforme ficou descrito o Dr. Castro de Moinhos, da casa de Moinhos, do Unhão, no livro “Memórias do Capitão” de João Sarmento Pimentel. Sendo que os antecedentes familiares eram das casas abastadas de Moinhos e do Raposo, de Unhão e Lordelo respetivamente; e alguns dos seus filhos foram viver para a Longra, enquanto outros  rumaram para diversos lados (como, por exemplo, Porto e Matosinhos, de onde descende o atual político Manuel Pizarro Sampaio Castro, entretanto também deputado nacional na Assembleia da República, Eurodeputado da CEE, vereador municipal da Câmara do Porto e membro do Conselho Superior do FC Porto, familiar do Eng.º Mário Sampaio Castro). 
~~~ *** ~~~

O Dr. António Pinto de Sampaio e Castro (do qual se junta aqui sua foto oficial de finalista, como nesse e outros tempos era da praxe estudantil posar à posteridade, com capa e pasta com as correspondentes fitas), foi famoso Administrador do Concelho de Felgueiras nos inícios da Primeira República e mesmo após a derrota da Monarquia do Norte e consequente reimplantação da República. Administrador do Concelho entre 1910 a 1912, depois de 1915 a 1917 e em 1919. Sendo aí personagem da vida concelhia nas primeiras décadas do século XX, que a par de sua ação de administração político-local, foi também Conservador do Registo Civil de Felgueiras  de modo que sua assinatura consta dos registos de nascimentos, casamentos, óbitos e outros documentos e comprovativos civis desses tempos.


~~~ *** ~~~
Ora, Mário Castro enquanto estudante na Invicta começou a praticar desporto e cedo passou a ser jogador de Andebol no Nun´Alvares, assim como de Basquetebol do FC Porto. Tendo depois optado pelo Andebol e então se transferiu do Nun´Álvares para o Andebol do FC Porto, onde se tornou figura destacável. De modo que chegou a internacional, sendo selecionado sempre que houve jogos entre seleções de Andebol de Onze em seu tempo. Sabendo-se que nessas eras o Andebol de Onze era a seguir ao futebol a modalidade de maior popularidade, tendo decaído mais tarde com a implantação do Andebol de Sete, acabando extinto mesmo o clássico, que era jogado ao ar livre em campos grandes.

= Enquanto basquetebolista, integrando a equipa do FC Porto de Basquetebol da época de 1939/40. Foto respeitante ao jogo em que, a 28 de maio de 1940, FC Porto e Vasco da Gama foram finalistas da Taça "Sebastião Ferreira Mendes" (Presidente Honorário do FC Porto), terminado com a vitória do FC Porto por 21 - 20 (nesse tempo em que pelas regras e estaturas, à época, muito diferentes da atualidade, os resultados atingiam números pequenos). Pose de conjunto das duas equipas, em que do FC Porto se veem (em cima e da esquerda para a direita) Fernando Costa, Mário Castro, João Lopes Martins, Zeferino, José Maria Leite, Braga, Raúl e Trindade.

Veio Mário Castro como andebolista para o FC Porto com fama de grande rematador, como depois foi registado em reportagem no jornal O Porto, sobre sua carreira (em artigo de M. Dias Saúde):


Foi assim Mário Castro atleta de andebol durante 15 anos, desde 1930 até 1945, tendo no FC Porto conquistado vários Campeonatos Regionais e Nacionais, fazendo parte das equipas portistas que conquistaram os 2º, 3º e 4º Campeonatos Nacionais de Andebol (não tendo estado no 1º por então fazer parte da equipa de basquetebol do FC Porto que em 1939 venceu o Campeonato Regional de Reservas de 1938/39).


Durante sua carreira, Mário Castro foi 8 vezes internacional pela Seleção da Associação de Andebol do Porto, em representação nacional.


Essas foram algumas das situações que ele fixou em sua memória, como relembrou na coluna que n‘ O Porto lhe foi dedicada, em 1951, na rubrica “Figuras do Passado”:


Com várias faixas de Campeão Nacional de andebol de onze, posteriormente Mário Sampaio Castro dedicou-se à Pesca Desportiva também no FC Porto, integrando essa secção ao tempo existente na coletividade, junto com a esposa, tendo ambos sido campões nacionais por ocasiões diversas. Constando portanto nos anais da secção de Pesca do FC Porto entre os valores históricos, esses campeões Mário e Josina Sampaio Castro. Os quais, Mário Castro e esposa, foram galardoados pelo clube com o Trofeu Pinga, ela em 1964 e ele em 1965, por se terem distinguido como campeões de Pesca. Mais tarde, já na transição dos anos 60 / 70, sendo industrial proprietário duma empresa de produtos químicos, de borrachas, plásticos, etc, ofereceu ao FC Porto a primeira estrutura de tartã que existiu no estádio das Antas (na zona dos saltos de atletismo, por trás das balizas). Até que, por fim, a partir de 1972, fez parte das primeiras gerências da presidência do Dr. Américo Sá, como vice-presidente.

= Como elemento da Direção do FCP a assistir à oficialização do contrato do icónico basquetebolista Dale Dover (estando o Eng.º Mário Sampaio e Castro, de mão no queixo e ao lado do presidente da Assembleia Geral, Dr. Ponciano Serrano, muito atento à assinatura).

Era Mário Castro muito ligado a um primo, Adriano Pinto de Sampaio e Castro, que era colaborador do FC Porto, ao género de olheiro de jovens valores e outros casos, tendo sido um angariador de fundos na campanha para a construção do estádio das Antas (inclusive servindo de intermediário a deslocações da equipa de futebol do FC Porto a Felgueiras e outras terras do distrito do Porto, em jogos a reverter para esse fim) e como observador levou para o FC Porto o ciclista Artur Coelho e os futebolistas juniores Silva e Freitas, nos anos 50. Tendo por isso, já em finais de vida, encarregado seu primo Adriano Castro de ser portador da primeira bandeira do concelho de Felgueiras do tempo de seu pai como Administrador do Concelho, que ofereceu à Câmara Municipal de seu concelho e foi entregue em princípios dos anos 90 nos Paços do Concelho em Felgueiras, à sua morte, pelas mãos desse seu primo (acompanhado por outros primos da Casa da Padaria da Longra).

Depois disso, em 1994 Mário Castro foi lembrado em Felgueiras, numa homenagem conjunta com o fundador do Futebol Clube de Felgueiras, Verdial Horácio de Moura, marido duma sua prima da Longra-Felgueiras. Desse ato de tributo conjunto, a tais dois nomes históricos de ligação ao desporto felgueirense, no caso, junta-se recorte noticioso dessa ocasião.  


Decorria ainda a Primavera de 1994, ao princípio de Junho, quando em Felgueiras foi prestada publicamente uma homenagem não muito usual na cabeça de concelho das terras do pão-de-ló e calçado. Tendo então havido lembrança de prestar um justo reconhecimento a dois vultos do meio desportivo: Um, Verdial Moura (Abílio), mais ligado à criação do clube de futebol representativo do concelho, como seu fundador; e outro, Mário Castro, por quanto honrou o concelho como desportista nacional, tendo sido andebolista internacional, além de ainda basquetebolista e campeão de pesca desportiva, no F C do Porto, clube onde mais tarde foi também diretor vice-presidente de algumas gerências da Direção.

A homenagem teve cunho oficial da Junta de Freguesia de Margaride, da União Desportiva de Várzea e do Futebol Clube de Felgueiras. Tendo na ocasião o Presidente do "Felgueiras", José Luís Martins, ofertado à família dos homenageados medalhas comemorativas do então recente título de campeão da 2ª Divisão Nacional B obtido pelo FC Felgueiras. Tendo como principal número de cartaz havido um jogo entre as categorias de Juvenis do FC Felgueiras e da Académica de Coimbra, em cuja equipa era capitão um familiar dos homenageados, neto do felgueirense Adriano Castro (depois também um dos fundadores da Casa do FC Porto de Coimbra).

Relembrando esse preito concelhio, recorda-se o respetivo programa através de notícia coeva publicada no antigo jornal “Gazeta de Felgueiras”.


(Do facto há relato descritivo no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, publicado em 1997, da lavra do também autor deste blogue.)

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Nenhum comentário:

Postar um comentário