Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 4 de maio de 2019

Bodas de Prata da Fundação do Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra – 5 de Maio de 1994 - 2019


Já passaram 25 anos! Parece que foi ainda há pouco, mas como no decurso da vida, depois das coisas ocorrerem até parecem ter corrido. Ena!  Realmente já passou entretanto um quarto de século, e isso decorrido também em dois séculos.

Com efeito, criado em 1994, no século XX, o Rancho da Longra está em pleno século XXI a comemorar os correspondentes 25 anos de existência.


Passa então este domingo, dia 5 do corrente mês de Maio, a efeméride jubilar das Bodas de Prata do Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra. Fundado a meio de semana, mais precisamente na quinta feira da primeira semana  do mês das flores e dos amores, no já distante ano de 1994. Tendo sido criado por proposta apresentada pelo autor na reunião da Direção da Associação Casa do Povo da Longra, na noite desse dia. A partir daí, de permeio com os primeiros passos de angariação de gente, primeiros ensaios e solidificação do projeto, foi o corre-corre do casal de fundadores em andanças pelas feiras e lojas de retrosaria e bijuteria a adquirir adereços e peças, para que na apresentação já houvesse trajes e outros objetos precisos. Enquanto, como o autor estava a realizar trabalho historiográfico para o livro Memorial Histórico da região, foi sendo feito paralelamente um levantamento etnográfico atinente ao fim em vista. O resto ainda está na lembrança dos intervenientes e elementos iniciais do Rancho, desse tempo.


Agora, comemorando-se esta data feliz, com a noção de se ter feito alguma coisa pela terra, especialmente, há compensação na sensibilidade daí decorrente. Sendo ocasião de reencontros com a história e a memória, mais afetos, na feição da vida.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Nenhum comentário:

Postar um comentário