Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

(Mais) Fotos com história de alunos do antigo Externato de Felgueiras com gente nossa do grupo “Colegas de Escola e Amigos”

 

Na linha da anterior publicação duma fotografia com um grupo de alunos do antigo e histórico Externato Infante D. Henrique, de Felgueiras, incluindo amigos nossos que anteriormente foram alunos da escola primária da Longra - formando equipa de futebol do Externato, recorde-se - dá-se aqui e agora continuidade com mais duas fotografias, com história interessante. Desta vez também com jovens desse tempo, em 1965, uns mais velhos que outros, incluindo alguns que agora fazem parte do grupo dos “Colegas de Escola e Amigos”. Tratando-se no caso dos mais velhos também de uma equipa de desporto de alunos do Externato, já de anos de curso mais adiantado, e no segundo caso da turma de 1.º ano do ano letivo de 1965/66, junto com um professor.

Pormenorizando então, por partes:  

= Equipa desportiva do Externato, em 1965 - Incluindo dois nossos confrades do grupo “Colegas de Escola e Amigos”: Emídio Pinto Robeiro, da Casa da Terra Seca, de Sernande, e Fernando José Machado, na Longra mais conhecido por Zéca Machado (penso que então para não ser confundido com o pai, com o mesmo nome Fernando). Vendo-se na pose fotográfica Emídio Pinto Ribeiro em terceiro de cima, a contar da esquerda para a direita, e em baixo Fernando (Zéca) Machado em segundo a contar pela mesma ordem.


~~~ * ~~~

= Turma dos caloiros de 1965 do Externato - incluindo três antigos alunos da Escola da Longra, todos membros atuais do grupo dos “Colegas de Escola e Amigos”. Estando em primeiro plano o Abílio Pedro Teixeira, em quinto da primeira fila, a contar da esquerda para a direita; e ao meio o Tó Pedro Sousa e o Zé Cardoso Pereira, em terceiro e quarto, respetivamente, da terceira fila, a contar pela mesma ordem.  

(Não se identificam os restantes para não falhar alguém involuntariamente, desses jovens felgueirenses que estudavam no famoso colégio da D. Dulce. Apenas sendo de acrescentar que o guarda-redes da equipa era o Valentim Lanhas - de camisola diferente dos outros e primeiro do lado esquerdo, em cima da respetiva foto - que depois ainda chegou a jogar também a guarda-redes do Futebol Clube de Felgueiras, quer em juniores, como por fim em seniores na equipa principal. Assim como na pose da equipa também, em primeiro da direita, em cima, se vê Carlos Filipe, filho do sr. Mário Filipe do Aguilhão, de Sernande. Enquanto na pose dos mais novos, ao lado do Zé Pereira, vê-se o filho do Sr. Fonseca da Pena, de Sernande, o Tó Zé Fonseca, que nesse tempo vivia no lugar das Cortes Novas, na Longra.)

Faz-se assim uns exercícios de memória, numa sequência que dispensa mais palavras, por as próprias imagens legendarem a apreciação. Recuando no tempo e exprimindo sensações evocativas.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Nenhum comentário:

Postar um comentário