Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Imagens da Semana Santa de outrora, à vista duma revista antiga de Lisboa…


Ainda temos na cabeça imagens da Semana Santa e seguida apoteótica Páscoa, aqui pelas nossas bandas, recuando anos, a tempos que há muito lá vão. Mas mais recuado ainda é ver a Páscoa como ficou registada numa revista de Lisboa no início do século XX.


Assim, deitando olhos e demais sentidos ao que ficou impresso na revista Ilustração Portuguesa de Março de 1904, ganha-se uma noção cronológica. Podendo ter-se ideia de como ao tempo era vista esta quadra no imaginário de quem escrevia desde Lisboa, colocando o alto Minho como paradigma da Páscoa de aldeia.


Ora como esses eram tempos em que até no folclore ficou cantado no tradicional vira minhoto “Meninas, vamos ao vira / Ai, que o vira é coisa boa! /Eu já vi dançar o vira / Ai, às meninas de Lisboa… Havia essa ligação de contrastes. Podendo assim pensar-se que, no caso, quem diz alto Minho dirá Entre Minho e Douro e toda esta região verdejante de afinidades.


Ficam então aqui alguns recortes elucidativos, mais a crónica inteira de duas págunas, sobre a Semana Santa e Páscoa de inícios do século vinte (com alusões de origens mais antigas), conforme ficou na Ilustração Portuguesa.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Nenhum comentário:

Postar um comentário