Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 7 de abril de 2019

O “Basquete da Metalúrgica” do senhor Damas e de João Ribeiro, Fernando Quintela e Cª


O tempo voa e com ele correm lembranças. Passando factos e pessoas, que contudo permanecerão nas memórias enquanto houver quem lembre e haja motivos de lembrança.

Entre tanta gente conhecida e que fez parte do que fica registado na retina das lembranças locais, tantas realidades já deixaram de existir e gente que entretanto foi desaparecendo…. Vindo isto à ideia, agora que desaparece um personagem que fez parte do imaginário do antigo Basquetebol da Metalúrgica da Longra, o sr. João Ribeiro, mais popular e carinhosamente conhecido por João Lobo (como até vem referido, para mais fácil identificação, no prospeto de anúncio de seu falecimento e correspondente funeral).

Ressalta assim a antiga existência de equipas de basquetebol da Metalúrgica, através do Grupo Desportivo MIT-Metalúrgica da Longra, criado na década de cinquenta, mais propriamente em 1954, por Adriano Castro, e depois continuado por António Dâmaso. Grupo que ainda durou até aos anos setentas. Tendo especialmente nos anos sessentas tido grande importância ao nível do Campeonato Corporativo da FNAT, tempo em que foi deveras associado como sendo a equipa do senhor Damas (como era mais conhecido António Dâmaso) e de João Lobo, Fernando Quintela (Paulino), os jogadores mais carismáticos dessa equipa, que ainda englobava outros atletas como Albino Teixeira, e (também como eram popularmente conhecidos) Neno do sr. António Cândido, Fernando Pinto da Cabreira, Alexandre de S. Vicente de Sousa, Adelino do Raposo, etc.


Desses e alguns outros basquetebolistas da fábrica grande da Longra juntamos duas fotografias, de equipas de fases diferentes, mas sempre com esses desportistas e trabalhadores da Metalúrgica.

Como um passarinho da saudade que vem voando pelo tempo e pousa num ramo destas evocações, recordamos aqui e agora esse antigo grupo de basquetebol famoso na região, a propósito das lembranças que pessoas destas nos merecem.

Armando Pinto

Obs.: Historial do referido Grupo de Baquetebol da Metalúrgica e fotos correspondentes, constantes no livro "Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras", publicado em 1997.

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

3 comentários:

  1. Obrigada pela homenagem!Como o meu avô ficaria feliz por poder recordar estes tempos que ele tão emotivamente partilhava e guardava no seu coração. «Eramos uma família» disse ele vezes sem conta.

    ResponderExcluir
  2. A gente lê e se emociona. RIP ao senhor João. Que descanse em paz. É bom lembrar esses conhecidos de nossa juventude. Obrigado. E recordamos essas equipas com saudade, de tempos de maior associativismo e bairrismo.

    ResponderExcluir
  3. Feliz das terras que têm pessoas como a Longra tem o senhor Armando Pinto. Quem gosta da sua terra tem de reconhecer o valor de pessoas destas. Obrigado. E saudades de todos os que por este modo são lembrados.
    Ab
    DLC

    ResponderExcluir