Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 2 de abril de 2019

Curiosidades de Tempos Idos da Longra… Projeto inicial para o fontanário central


Tal como na evolução semântica da língua as palavras se vão alterando em seu significado e expressividade com o tempo, também nas imagens, de realidades pensadas e como tal assim ou não concretizadas, se pode analisar as alterações verificadas ao longo dos tempos.

Nesse prisma é interessante reparar na imagem do projeto antigo da “Planta das obras de abastecimento de água do Lugar da Longra”, de 1912, da lavra de Luís Gonçalves, que então esteve em estudo na Câmara Municipal de Felgueiras. Com interesse histórico, por através desse levantamento topográfico se ficar a conhecer localizações toponímicas dessa era e os nomes dos proprietários de casas e terrenos da zona central e envolvente ao Largo da Longra, nesse tempo de inícios da República.


O caso, porém, não chegou a avançar (por motivos que ficaram registados no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras", publicado em 1997), de modo que ficou sem efeito esse “risco”. E apenas em 1939 foi construído o fontanário da Longra (mais tarde inaugurado oficialmente, ao correr de 1941), com diferenças já do que estava projetado em 1912. Segundo se pode reparar também na comparação, olhando o desenho de 1912 e como ficou por fim, conforme o conhecemos na sua feição de linhas.


Pelo interesse subjacente à memória coletiva, fica então aqui anotado isto, como marca dos tempos, em sinal de cotejo histórico de outrora para agora…!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Um comentário:

  1. Dou-lhe os meus parabéns pela sua grande bagagem cultural de cultura geral e muito saber de história. Digo isto porque hoje assisti a uns comentários de pessoas que diziam que se enganou e queria dizer CORTEJO no fim do post, mas depois de consultar o google vimos que COTEJO é fazer a comparação de uma coisa com outra ou outras, ato de comparar. E os críticos ficaram com cara de quem apanhou na cara. Vi ali que há quem gostasse de saber tanto como você e têm inveja. Assim sendo, continue a fazer comparações a bem da sua terra.



    ResponderExcluir