Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Homenagem a uma simpaticamente histórica senhora parteira popular da Longra – A Quininha Padeira !


Num artigo mais da colaboração normal no Semanário de Felgueiras, a crónica desta semana versa sobre a ideia de prestar uma homenagem pessoal a alguém com uma história de vida digna de apreço comunitário. Entre pessoas de bem que sempre gostaram de "fazer o bem, sem olhar a quem".


Dessa pessoa que permanece na memória do autor e historicamente integra uma autêntica galeria de pessoas simples do povo permanentes na vida de muita gente, é pois o artigo que vem publicado na edição do jornal Semanário de Felgueiras desta sexta-feira dia 26 de junho.


Do mesmo, para eventualmente facilitar a leitura, junta-se o texto original:

A Quininha Padeira

Houve um tempo em que as estrelas parece que faziam mover o universo dum modo suave, à maneira como toda a gente revê tempos passados, ainda que nem sempre bem passados. Mas a apalavrar-se outras feições, nas aparências que perduram. Movendo-se imagens que passam diante dos olhos da rememoração.

Assim, na ligação telúrica de algo ou alguém, entre temas de afeição, há certa apetência por juntar coisas inerentes a uma espécie de vocação. Como quem junta lembranças dum conjunto de circunstâncias que completam todo um vasto espaço de relação vinculativa. Quão, num relâmpago de memórias surge ideia de lembrar justamente pessoas normais mas muito úteis à sociedade, de outrora, como no caso desta vez a evocar.

Então, como quem ouve uma canção pela própria música (e quando em línguas estrangeiras quantas vezes nem percebendo patavina do que diz a letra), também se pode recordar gente que se conheceu mais pelo que ouvimos. Como num caso duma senhora que, já em criança ainda, eu soube ser prestável a ajudar aos nascimentos.

Ora, num dia algures pelos anos de minha infância, andando entre coleguinhas de brincadeiras pelos caminhos das quatro barrocas da Longra e, dali próximo, vi correr uma senhora bem conhecida, saída à pressa de sua casa do lugar das Cortes Novas, levando embrulho de qualquer coisa debaixo do braço. Vendo-a depois, na minha curiosidade de observador, a entrar noutra casa dali à beira. Mas depressa aquilo se me varreu da cabeça, estando com sentido na troca de “macacos” com colegas, para obter mais alguns cromos de jogadores da bola para a minha caderneta, como era acotiado ao tempo. Eis senão que ouço então um choro de bebé a vir daquele lado, ficando todos a olhar para o que seria. Até que vimos a senhora que ali entrara a vir fora com um alguidar de barro…

Pois isso ficou-me na curiosidade infantil e só mais tarde percebi do que se tratara. Ficando ainda mais admirador daquela senhora. Pois por isso mesmo, também assim, entre uma coleção mental e física de recordações, apraz elevar mais um dos casos de pessoas que por algum motivo de apreço de vez em quando afloram a nossas recordações.

Ora, entre tais memórias bem guardadas temos terna ideia de pessoas populares ao longo da vida, e, por assim dizer, de utilidade pública. Tal o caso, acima já adiantado, da referida senhora da Longra, a Quininha Padeira, assim conhecida, ela que era artista no mister de parteira tradicional.

Tendo já sido lembradas outras pessoas de boa memória, desta feita é oportunidade de fazer justiça a essa pessoa, sobre a qual, calha aqui e agora prestar-lhe uma homenagem, com umas linhas escritas das que dedico a figuras populares de antigamente.

Joaquina Nunes, tal era a sua graça de batismo e registo civil, natural do concelho amarantino, veio na sua juventude para terras de Felgueiras graças a então haver na Longra trabalho de panificação, a que estava afeita. Nascida num dia de setembro de 1906 na freguesia de Santa Maria de Gondar, de Amarante, era padeira de profissão. Não admirando que popularmente ficasse assim conhecida como Quina Padeira na terra que passou a ser sua. Visto ter constituído família no rincão de seu marido, que conheceu precisamente por via de seu trabalho. Decorrendo toda uma vida de dedicada esposa, mãe de 12 filhos a tempo inteiro, entremeando com mister gracioso de habilidosa a ajudar mulheres a terem seus filhos, à maneira antiga, em casa de cada uma. Quer de pessoas do povo comum como de gente rica, nesse tempo em que os nascimentos eram naturais, nos modos de antanho. Sendo assim, como parteira de boa vontade, que, sem nada ganhar, por suas mãos chegaram ao mundo muitas vidas, havendo ajudado a puxar à luz inúmeras crianças da região, da própria terra como das freguesias vizinhas e até algumas na própria sede do concelho de Felgueiras. Coisa que ela fazia e bem de cara alegre. Como a lembro, num sorriso de pensamento, mais.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Um comentário:

  1. Bela homenagem a uma grande mulher que fez vir ao mundo todos que dela precisaram para nascer! Maravilha resgatar esse tipo de mérito, Sr. Armando. Parabéns!

    ResponderExcluir