Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 28 de setembro de 2025

Efeméride do princípio do encontro dos Colegas de Escola e Amigos – a 28 de setembro de 2024!

Encontro de colegas de escola e amigos / 2024 - memória !

Sábado, dia 28 de setembro de 2024 foi dia de encontros e reencontros de colegas de longa data e amigos, uns que andaram na escola da Longra e outros que ficaram de alguma forma ligados à Longra. Em suma, e com bom sumo, um grupo de companheiros de infância e juventude que fizeram vida pela Longra e arredores, durante os anos 50, 60 e 70, pelo menos. Num belo encontro proporcionado em tempo de vindimas, no caso pisado por fim à mesa, em interessantes momentos de convívio de eternos jovens de Rande, Sernande, Varziela, etc. ligados por afinidades relacionadas com vivências na Longra. Todos amigos e conhecidos, de tempos idos e para sempre. Num feliz encontro dessa vez possibilitado com a presença de alguns, entre quem foi possível juntar e se esperava alargar, como depois veio a suceder, felizmente.

Então, logo ficou agendado um seguinte encontro, já mais alargado, para o segundo sábado do mês de Maio do ano imediato, ou seja a 10 de MAIO de 2025.

Foi o princípio, dado o toque, ou em linguagem de desporto o pontapé de saída. Tinha havido antes um almoço de alguns amigos, em 2019, a que não estive presente, mas como se intrometeu o tempo das restrições do Covid, não teve imediato seguimento. Tendo então em 2024 já eu sido convidado e passado desde então, como muitos outros, a integrar o grupo que se formou. Realizando-se depois em Maio de 2025 o convívio que foi um autêntico sucesso. E está já agendado o seguinte para 2026, a 9 de MAIO.

Entretanto, os correspondentes avisos estão paulatinamente a ser feitos na página respetiva do Facebook do grupo.

Por ora recorda-se o início, na data da efeméride dessa efetiva primeira vez de tal continuidade, através de pose fotográfica do grupo de amigos reunidos há 1 ano, em setembro de 2024.  

AP

Faleceu o professor e homem de letras felgueirense José António Silva (1959/2025)

27 e 28 de SETEMBRO/2025

Chegou este sábado, 27 de setembro, a notícia do falecimento do professor e autor felgueirense José António Silva, há muito residente em Valpaços, mas que sentia a terra natal de Felgueiras de modo especial, tanto que regressa para ser sepultado em Felgueiras. Falecido com 66 anos de idade, vítima de doença. Era autor de dois livros de temática felgueirense, tendo publicado há anos “Felgueiras – rostos do tempo" e ainda recentemente “Felgueiras em bilhete postal ilustrado” – livros que tenho e o último com dedicatória assinada com seu autógrafo.

Além dos dois livros sobre Felgueiras, foi também autor de livros dedicados à terra em que se radicou e a que se dedicou, onde formou e criou família: “Valpaços – Jóia de Trás-os-Montes”, “O partido progressista de Valpaços : 1886-1910”; “Traição de Valpaços ou traição a Valpaços? : um episódio de 1895”, e “Santa Casa da Misericórdia de Valpaços – Setenta Anos”. De cariz diverso publicou também “Lições de Filozoofia” e “Sete Crónicas Cómico Trágicas do Portugal Contemporâneo”.

José António Soares da Silva nasceu em Margaride, em 1959. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Obteve o grau de mestre em Ciências da Cultura na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Foi docente ao longo de toda a sua vida.

Conheci-o ainda jovem, por via de termos amigos comuns, incluindo ele ser amigo de meu irmão Fernando, colegas que eram como professores e ambos radicados em Trás-os-Montes, o meu irmão em Alfândega da Fé e ele em Valpaços. Conversei também com ele ainda recentemente, a propósito disso, aquando da apresentação de seu último livro no Café Jardim, em Felgueiras. Havendo afinidades entre nós ainda pela afeição à historiografia e memória coletiva.

Descanse em paz, amigo.

Armando Pinto